1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

280910_germano-almeidaCabo Verde - A Semana - O Salão Internacional do Livro Africano (SILA), que decorre em Tenerife (Canárias), promoveu no passado fim-de-semana o debate sobre o papel do tradutor, que contou com a participação do escritor cabo-verdiano Germano Almeida.


A mesa, formada por representantes de diferentes nacionalidades, ganhou fôlego com a discussão sobre qual língua o escritor deve adoptar em suas obras: a língua materna, que chega a mais de duas mil em todo o continente africano, ou as chamadas línguas coloniais (português, francês, inglês e espanhol).

Enquanto o professor Justo Bolekia, membro da etnia Bubis (Guiné Equatorial), defende que as "línguas estrangeiras impostas aos africanos são línguas totalmente estrangeiras", Germano Almeida argumenta que esse debate já foi superado. Para o escritor, "se o português não é uma língua africana, pelo menos é uma língua cabo-verdiana".

Em declarações registadas pelo jornal "20 minutos", Germano Almeida disse que da relação entre portugueses e africanos surgiu o crioulo cabo-verdiano, "nossa língua materna, mas com base no português". Segundo ele, hoje a grande maioria da população cabo-verdiana "está alfabetizada, e está no português", daí considerar que de maneira nenhuma a língua lusa pode ser considerada "estrangeira" em Cabo Verde. Para ele, o português "foi a porta de entrada para a modernidade".

O debate, intitulado "O papel do tradutor como intermediário entre culturas", reuniu também o escritor Romeo Gbaguidi (Benin) e a editora e tradutora Inmaculada Jiménez.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.