1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

141210_zzcapeverdeCabo Verde - A Semana - As mulheres da Boa Vista têm menos oportunidades de emprego do que os homens, revela um estudo encomendado pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e o Instituto para a Igualdade e a Equidade do Género (ICIEG). A pesquisa, feita há quase um ano, abrangeu as zonas João Galego, Barraca e Sal Rei.


O estudo faz um diagnóstico minucioso sobre as possibilidades de emprego e negócio para as mulheres cabrer's. E põe a nu inúmeras peculiaridades da ilha das dunas. Segundo o documento apresentado recentemente pela OMCV, Boa Vista apresenta o maior ritmo de crescimento populacional, mas é a que tem a população menos jovem, acima da média nacional. Mais: a taxa de desemprego é uma das mais baixas do país e atinge sobretudo o universo feminino. As mulheres estão em minoria, ainda assim têm menos oportunidades de emprego .

 

A deficiente capacitação e a fraca capacidade empreendedora são os principais constrangimentos que o estudo apresenta. O comércio especializado, a restauração e a ocupação dos tempos livres, a exploração de produtos alimentícios e o artesanato genuíno, sobretudo a olaria, são as actividades que revelam maior potencial na Boa Vista. Um leque de oportunidades, segundo a pesquisa, mas que não são aproveitadas pelas mulheres, por falta de organização e de associativismo.

O documento lança propostas para a inclusão económica das mulheres, através de promoção do empresariado, maior acesso ao mercado e empregabilidade. Segundo o estudo, é preciso avançar-se com a capacitação das mulheres, estimular o ambiente empresarial na ilha e melhorar a qualidade de apresentação dos produtos confeccionados, aproximar os produtores do mercado turístico e apoiar a criação de empresas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.