1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

150311_Geracao_a_rascaCabo Verde - A Semana - Muitos jovens portugueses de origem cabo-verdiana integraram sábado último a grande manifestação «geração à rasca» em Lisboa, naquilo que foi a sua primeira grande massa de protesto cívico contra a precariedade com que vive em Portugal.


Suzano Costa, coordenador da Tertúlia Crioula, é um desses cabo-verdianos que se juntaram a este movimento de jovens em Portugal, que se estima entre 200 a 300 mil pessoas , e onde eram visíveis outras nacionalidades exibindo mensagens de descontentamento.

 

D. Santos, uma jovem portuguesa de origem cabo-verdiana, 20 anos, fez a sua estreia numa manifestação, porque também está cansada de trabalhar em "mac donald's», «call center's », trabalhos onde nunca sabe se chega ao fim do mês. «Agora trabalho num restaurante , mas nem recibo tenho. Como posso algum dia ter algo meu?».

O movimento de protesto, que se realizou pela tarde de sábado em 12 cidades portuguesas, foi desencadeado por jovens licenciados, mas a ele aderiram espontaneamente filhos, pais e avós. Os adultos protestavam contra o novo plano de austeridade anunciado pelo governo português, sexta-feira passada.

As suas mensagens são sobretudo de descontentamento pela precariedade do emprego, mas também se insurgem contra os recibos verdes, a falta de oportunidades que levam muitos jovens até com doutoramento, continuem no desemprego. O novo plano de austeridade, apoiado pelo União Europeia, e que exige dos portugueses mais sacrifícios é outra política que esteve na berllinda este fim-de-semana em Lisboa.

Várias figuras politicas e artistas, sobretudo de esquerda, associaram-se ao protesto da geração à rasca.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.