1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

Desigualdade social aqui, lá e acolá

Sergio Domingues - Publicado: Segunda, 18 Janeiro 2016 20:30

...uma sociedade global cada vez mais próxima desses padrões antigos e medievais, e mais distantes daqueles atingidos pelos países mais desenvolvidos nos anos do pós-Guerra. Desde o início da era neoliberal, a riqueza acumula-se cada vez mais no topo, enquanto as maiorias empobrecem em termos relativos e até absolutos.


É assim que Antonio Luiz M. C. Costa, resume um relatório do banco Credit Suisse divulgado em outubro de 2015. O artigo publicado pela Carta Capital, em 05/01, diz que as 85 pessoas mais ricas possuem US$ 13,4 bilhões ou mais, tanto quanto 3,7 bilhões de seres humanos.

O estudo também chamou de “classe média global” às 664 milhões de pessoas que possuem riqueza líquida de 50 mil a 500 mil dólares. Logo acima delas, estariam 96 milhões, com 150 trilhões. As duas camadas juntas detêm 92% de todos os bens do mundo.

Enquanto isso, diz Costa, “os ultrarricos” cresceram de 81 mil em 2010 para 124 mil em 2015, representando 0,0026% dos “cidadãos do mundo”. Destes, 48% vivem nos Estados Unidos, 24% na Europa, 9% na China e Hong Kong e 1% no Brasil.

Por falar em Brasil, em 14/01, Marcos de Aguiar Villa-Bôas publicou na Carta Capital “Concentração de renda é maior do que se imaginava”. Segundo o artigo, dois estudos recentes revelaram que o Brasil continua a ser “um dos países mais desiguais do mundo”. E que “a grande concentração de renda observada hoje foi mantida durante o último século”.

Ou seja, se o lulismo fez uns remendos no varejo, no atacado continuamos praticamente na mesma e, agora, com forte tendência a piorar.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.