1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

EH epeh OtegiEuskal Herria - ASEH - Arnaldo Otegi saiu ontem da cadeia de Logroño (Espanha), depois de cumprir seis anos e quatro meses de pena.


O dirigente independentista foi recebido às portas da prisão por cerca de 300 pessoas, no meio de aplausos e palavras de ordem a defender o regresso dos presos a casa. Ali fez o seu primeiro discurso.

Depois de percorrer um passeio formado por bandeiras bascas e bandeirolas «a favor do repatriamento dos presos políticos», onde foi acompanhado por palavras de ordem como «independência» e «força», o político independentista chegou a um estrado preparado para que ali proferisse o primeiro discurso depois de sair da prisão.

Primeiro discurso de Otegi

No estrado, uma bailarina brindou Otegi com uma dança de honra. «Gora Euskal Herria askatuta!» [Viva o País Basco livre!] foram as primeiras palavras do natural de Elgoibar, que, primeiro em basco e depois em castelhano, lembrou a existência de presos políticos no Estado espanhol, embora este se recusse a reconhecê-los. «Hoje saiu, como em tantas outras ocasiões, um preso político de uma prisão espanhola», disse. No seu discurso, Otegi não esqueceu os presos sociais, os migrantes e as pessoas que sofreram acções de despejo.

O dirigente independentista, referência do Sortu, recordou que ele e os seus companheiros foram presos e encarcerados por apostarem na paz, sublinhando que, nestes seis anos e meio, essa aposta foi reforçada. Nesta linha, felicitou os presentes «por terem defendido a aposta na paz, para lá de todas as provocações», salientando que é preciso levar «essa aposta até ao fim» e que é isso que se «propõe fazer com todos».

Disse ainda: «Quando nos meteram na cadeia, foi como bascos, e é como bascos que saímos; foi como independentistas, e é como independentistas que saímos; foi como socialistas, e é como socialistas que saímos».

Numa intervenção que durou cerca de 15 minutos, Otegi lembrou que ainda há perto de 400 presos políticos encarcerados e sublinhou a necessidade de «os trazer a todos para casa». Sobre uma eventual candidatura a presidente do Governo basco, disse que «o melhor presidente, o melhor autarca, é o povo». Para o fim da tarde estava agendada uma recepção/comício em Elgoibar, sua terra natal.

LORENTXA GIMON E URKO LABAKA LIBERTADOS

A presa política basca natural de Angelu (Lapurdi) saiu da cadeia de Rennes (Bretanha), depois de no dia 25 de Fevereiro a Justiça francesa ter decidido conceder-lhe a liberdade condicional. Estava encarcerada desde 2003 e sofre da doença de Chron desde 1991.

A liberdade condicional já lhe tinha sido concedida em primeira instância em Novembro de 2015, mas o Ministério Público recorreu de imediato. Nos últimos meses, o seu estado de saúde deteriorou-se bastante, pelo que Lorentxa teve de ser hospitalizada de urgência em diversas ocasiões.

Urko Labaka, do bairro donostiarra de Altza, foi libertado ontem, revelou a Etxerat, depois de cumprir uma pena de seis anos de prisão. Encontrava-se na cadeia de Foncalent (Alicante).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.