1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

110316 gnrPortugal - Jornal Mudar de Vida - [Carlos Completo] O Orçamento do Estado para 2016 reserva para aquilo que é designado por Defesa e Segurança quase 4.000 milhões de euros. O que é muito dinheiro num País em que as classes trabalhadoras e o povo têm um tão baixo nível de vida.


Segundo o projecto de OE, os gastos com a Defesa apontam para 2.143 milhões de euros, mais 7,4% que o ano passado, aparecendo a “gestão eficiente e optimizada dos recursos já disponíveis” como uma das apostas. Este aumento no orçamento da Defesa resulta de alguns dos objectivos do actual Governo para esta área, nomeadamente da dotação da Lei de Programação Militar. E, também, do reforço do financiamento para as forças nacionais destacadas em missões internacionais. No que diz respeito às forças de segurança, o OE tem um orçamento de cerca de 1.612,7 milhões de euros e a protecção civil e luta contra incêndios 208,1 milhões de euros.

Gastos sem concurso público

O contrato de modernização de helicópteros da Marinha foi entregue à Agusta-Westland sem concurso público.
Uma fonte oficial da Defesa confirmou que o contrato tem um valor máximo de 69 milhões de euros, tendo já sido autorizada a realização de um procedimento de negociação sem publicação de anúncio de concurso, com consulta à AgustaWestland, “com vista à celebração do contrato de modernização”.

Perguntada pelo Diário Económico sobre a razão para não ter sido lançado um concurso público, uma fonte da Defesa argumentou que “a AgustaWestland é a única entidade detentora dos direitos de propriedade intelectual e das competências técnicas exigidas” para a modernização dos equipamentos, “incluindo a sua remotorização e upgrade de equipamentos e sistemas”. Contudo, outras fontes garantiram que há empresas portuguesas com capacidade e certificação para avançar com a modernização destes helicópteros e questionaram a atribuição, por adjudicação directa, a uma empresa que não opera em Portugal.
Situações destas, pouco transparentes, permitem facilmente a criação de condições para o desenvolvimento da corrupção, como já aconteceu no caso dos submarinos dos tempos de Paulo Portas.


O PCP “preocupado” com a Segurança

O PCP desencadeou recentemente uma ofensiva de pressão sobre o governo de António Costa quanto à Segurança Interna. As condições laborais e de carreira na ASAE, GNR, Guarda Prisional, Polícia Marítima, PSP e SEF foram objecto de uma análise exaustiva por parte do PCP e o resultado foram mais de quatro dezenas de perguntas ao governo. A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, foi o principal alvo, com 32 questões. “Chegou o momento em que é urgente resolver problemas muito graves deixados pelo governo do PSD e do CDS e acreditamos que são possíveis soluções neste novo quadro político de esperança”, afirmou o deputado Jorge Machado (PCP), que subscreveu, juntamente com António Filipe (PCP), o conjunto das perguntas.

Foram enviados 13 ofícios aos ministérios da Administração Interna, Defesa, Economia e Justiça, que tutelam as seis polícias analisadas. Algumas das “preocupações” sinalizadas pelo PCP implicam aumento de despesa, como é o caso do “suplemento de risco” (uma antiga reivindicação dos polícias), tal como existe para investigadores da PJ, para os elementos da PSP, GNR, SEF, ASAE e Polícia Marítima.

É a esquerda do regime – neste caso o PCP – a assumir-se como um dos mais destacados defensores das polícias e do aparelho repressivo do estado burguês. Já vem de longe esta manifestação de respeitinho e subserviência dos partidos reformistas — de CDS, PSD e PS isso aparece como natural — por polícias, juízes e por todo o aparelho repressivo do estado capitalista.
Convém não esquecer que a Defesa e Segurança de um país capitalista são essencialmente instrumentos para a protecção dos interesses das classes dominantes burguesas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.