1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

cropped icono 512x410Estado espanhol - PGL - Um novo coletivo que terá presença sobretudo on-line, o Grupo Xálima, acabou de nascer, com o objetivo de defender a origem e o carácter galego-português dos dialetos dos concelhos cacerenhos das Elhas, S. Martinho e Valverde:


“O GX pretende agrupar estudiosos e profissionais das línguas românicas, mas também aquelas pessoas preocupadas pela desnaturalização e crescente castelhanização que estão a sofrer os falares do Vale de Xálima (o manhego, o lagarteiro o valverdeiro) e ainda outros ilhéus linguísticos galego-portugueses existentes no Estado espanhol”.

Segundo afirmam num comunicado em que animam a inscrever-se todas aquelas pessoas com interesse em publicar trabalhos sobre o assunto “partindo do reconhecimento destes falares como galego-portugueses, [o GX] tentará elaborar propostas e adotar iniciativas para que eles não desapareçam e se relacionem com o universo falante doutras zonas da Extremadura (Ferreira de Alcântara, Casalinho, Campina de Valência de Alcântara, Codosseira e Olivença); e nomeadamente com Portugal, ou a Galiza, Brasil…”

O comunicado vai acompanhado de “um formulário de inscrição […] que dará opção de publicar ensaios no site www.falanti.eu  partindo duma perspetiva multidisciplinar (linguística, histórica, sociolinguística, etnolinguística, etc.)”.

O formulário encontra-se no seguinte endereço eletrónico:

http://falanti.eu/contacto/formulario/


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.