1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

160316 bloqCuba - Vermelho - Os departamentos do Tesouro e Comércio dos Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira novos regulamentos que modificam aspectos das sanções contra Cuba, ainda que mantenha o corpo principal do bloqueio.


As medidas, que entrarão em vigor na quarta-feira (16), permitiriam as visitas individuais dos estadunidenses nos chamados contatos educacionais "povo a povo", e levantariam de forma parcial as restrições ao uso do dólar norte-americano em transações da ilha com bancos deste país.

Na atualidade, as leis estadunidenses permitem a seus cidadãos realizar viagens à maior das Antilhas em grupos, mas a partir de quarta poderão fazê-lo sozinhos, ainda que o turismo segue proibido pelo corpo principal das leis do bloqueio, que só o Congresso pode eliminar.

O secretário do Tesouro, Jacob J. Lew, declarou nesta terça que as novas disposições constituem uma continuidade dos passos que se deram nos últimos 15 meses para romper as barreiras entre os dois países, "empoderar o povo cubano e dar um novo curso nas relações Cuba-Estados Unidos".

A perseguição às transações financeiras internacionais cubanas é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento dos vínculos comerciais entre as duas nações vizinhas

O Governo estadunidense impôs recentemente uma multa de US$ 304,7 milà companhia norte-americana Halliburton, dedicada à prestação de serviços em jazidas petrolíferas, por realizar negócios com a empresa cubana Cuba Petróleo.

Desde o anúncio de sua mudança de política para Havana em 17 de dezembro de 2014, Washington impôs castigos similares a cinco entidades e três de outras nações por quase US$ 3 bilhões.

O presidente Barack Obama realizará uma visita oficial a Cuba de 20 a 22 de março, a primeira de um mandatário do país desde que Calvin Coolidge esteve em Havana em 1928.

Fonte: Prensa Latina


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.