1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

card eleicoes PSPortugal - O Diário - [Filipe Diniz] O nosso país não estaria na dramática situação actual sem o processo de integração europeia, sem a integração no euro, sem a ingerência da troika, sem o “Pacto de Estabilidade”, sem o “Tratado orçamental”.


A essa questão política central Costa e Seguro respondem com mais federalismo e mais UE. Por aqui se vê o género de “alternativa” e de “mudança” que representam.

Não temos nada a ver com as “primárias” do PS. Até porque nenhum dos candidatos é de molde a que se alimente qualquer espécie de ilusão. E uma das pedras de toque para avaliar a questão é a posição relativa ao processo de evolução da UE. O nosso país não estaria na dramática situação actual sem o processo de integração europeia, sem a integração no euro, sem a ingerência da troika, sem o “Pacto de Estabilidade”, sem o “Tratado orçamental”.

E que dizem Costa e Seguro sobre a matéria? Em primeiro lugar, tiram o cavalo da chuva: os problemas existentes são da responsabilidade do PSD e do CDS. Se o PS subscreveu o “memorando”, aprovou tratados e “estratégias” anteriores, pactos e tratados posteriores, eles não deram por isso.

E é a reboque desta UE que traçam as suas perspectivas de “futuro”. Diz Seguro: a “correcção desta União Económica e Monetária” […] “só pode nascer de um impulso que reforce a componente federal da construção europeia. Impulso que é preciso dar […] nos planos da integração económica, orçamental, fiscal e política.” E Costa responde com “uma aplicação inteligente e flexível do Pacto de Estabilidade e Crescimento e do Tratado Orçamental.”

Podiam ter lido o insuspeito “Economist” (“The euro zone: That sinking feeling (again)”30.08.2014). “Nas últimas semanas os países da zona euro começaram de novo a meter água. O seu PIB conjunto estagnou no segundo trimestre […].” “O que começara com uma crise bancária e da dívida soberana degenerou numa crise de crescimento que está agora a atingir as suas três maiores economias. A Alemanha oscila à beira da recessão. A França está atolada na estagnação. O PIB da Itália está escassamente acima do nível a que se encontrava quando a moeda única entrou em vigor há 15 anos.” Estes países são responsáveis por dois terços do PIB da zona euro. E o “Economist” conclui que “o risco político de que um ou mais países decidam sair da moeda única vai crescendo. A crise do euro não está ultrapassada; mantêm-se no horizonte, na expectativa”.
Está claro que a crise do euro é apenas uma componente da crise do processo de integração capitalista europeu, no quadro de uma profunda crise geral do capitalismo. A bóia de salvação que esta UE pode proporcionar é das que arrastam o náufrago para o fundo.


*Este artigo foi publicado no “Avante!” nº 2129, 18.09.2014


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.