1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

170814 pedro costa 0Portugal - Esquerda - Cineasta português conquistou sábado o Leopardo para a melhor realização, com o filme "Cavalo Dinheiro", concluído no ano passado e que teve a estreia mundial no próprio festival suíço.


O realizador português Pedro Costa conquistou no sábado o Leopardo para a melhor realização do Festival de Locarno 2014 com o filme "Cavalo Dinheiro", que marca o regresso à personagem Ventura e ao universo das Fontainhas, depois de "Ossos", "No quarto de Vanda" e "Juventude em marcha".

O Leopardo de Ouro, a mais alta distinção do festival, foi para o filme "Mula Sa Kung Ano Ang Noon" (From What Is Before), de Lav Diaz, das Filipinas.

Além de melhor realização, Pedro Costa foi também distinguido em Locarno com uma menção especial do Prémio FICC/IFFS (Federação Internacional de Cineclubes).

Portugal ficou ainda representado no Leopardo de Melhor Primeira Obra, atribuído ao filme norte-americano "Songs from the North", da realizadora coreana Soon-Mi Yoo, que tem coprodução portuguesa (Rosa Filmes e Haden Guest).

Bons resultados portugueses

Foi o quarto ano consecutivo em que um cineasta português regressou premiado do festival de Locarno. O júri, presidido pelo documentarista Gianfranco Rosi e composto ainda pelas actrizes Alice Braga e Connie Nielsen e pelos realizadores Thomas Arslan e Diao Yinan, anunciou as suas escolhas numa conferência de imprensa que decorreu na manhã de sábado.

O Leopardo para a Melhor Atriz foi atribuído a Ariane Labed, no filme francês "Fidelio, L'Odyssée d'Alice", da autoria de Lucie Borleteau. A melhor interpretação masculina foi a do ator Artem Bystrov, no filme "Durak" (The Fool), do russo Yury Bykov.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.