1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

assembleiarepublicaPortugal - Esquerda - Apesar dos votos contra de toda a oposição, as bancadas parlamentares do PSD e do CDS aprovaram na terça-feira (2) a reposição dos cortes salariais aos trabalhadores do Estado com vencimentos a partir dos 1500 euros por mês.


O plenário da Assembleia da República reuniu-se na terça-feira (2) extraordinariamente para reapreciar os decretos avaliados pelo Tribunal Constitucional, relativos aos cortes salariais e à contribuição de sustentabilidade.

Na segunda-feira-feira (1), a maioria PSD/CDS-PP entregou na Assembleia da República as propostas de alteração ao decreto relativo aos cortes salariais, retirando as referências às reduções para lá de 2015, e informou que deixou cair a contribuição de sustentabilidade.

Ao deixar cair este diploma, que apenas entraria em vigor a 1 de janeiro de 2015, a maioria deixa também cair o aumento do IVA de 23% para 23,25% e o aumento da Taxa Social Única que cabe aos trabalhadores de 11% para 11,2%.

Sobre este ponto, a maioria lembrou os cortes salariais do tempo do anterior do Governo do PS, ao passo que a oposição, como foi disso exemplo o Bloco de Esquerda, disse que "havia um candidato na campanha eleitoral em 2011 que disse que não iria cortar salários aos funcionários públicos", referindo-se a Pedro Passos Coelho.

"Esse candidato, agora primeiro-ministro, não cumpriu", sustentou a parlamentar Mariana Aiveca.

Por sua vez, Pedro Filipe Soares, líder da bancada bloquista, defendeu que com os chumbos do Tribunal Constitucional, o executivo e maioria mostraram que "não aprenderam nada, e querem continuar com uma política que ataca princípios fundamentais, como o princípio da confiança".

O diploma aprovado pela direita parlamentar prevê reduções remuneratórias entre 3,5% e 10% nos salários do setor público acima dos 1.500 euros. A partir de 1 de janeiro de 2015 os cortes serão revertidos em 20%.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.