1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

070914 salariosPortugal - ACP-PI - De acordo com um estudo da Mercer citado pelo Público, em 2012, 2013 e 2014 a política salarial das empresas mudou e os salários desceram para todos os níveis hierárquicos.


 No entanto, em 2014 os cargos de direção e administração receberam mais 3,31%, já os operários receberam menos 1,41% e os comerciais menos 0,14% que no ano anterior. Os gestores já se aumentaram, mas continuam a baixar os salários dos seus trabalhadores.

A aceleração da desigualdade de rendimentos é uma marca distintiva das crises económicas. Quando o emprego começa a escassear e o desemprego aumenta os salários, por via dessa pressão, diminuem. E, não raras vezes, essa redução dos salários alimenta a recessão em que a economia se encontra e agrava o buraco. É a armadilha em que a austeridade nos meteu.

No caso atual, existiram mesmo políticas ativas de desgaste do valor do salário implementadas por Passos Coelho e Paulo Portas, como o corte nos salários, a diminuição do valor do trabalho extraordinário, o corte nos subsídios de desemprego, a redução drástica da contratação coletiva e a precarização das relações laborais. Hoje, esses resultados estão à vista no desemprego real, na emigração e na pobreza.

Paradoxalmente, em alturas de crise os salários dos cargos de topo das grandes empresas tipicamente não diminuem e, como se prova aliás por este estudo, até aumentam.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.