1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

ricardosalgado miguealopes 0 2 1Portugal - Esquerda - Segundo notícia avançada pelo Correio da Manhã, o banqueiro vai na manhã desta quinta ser ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, no âmbito da Operação Monte Branco, que investiga a maior rede de branqueamento de capitais alguma vez detetada em Portugal.


O todo-poderoso Ricardo Salgado, antigo presidente executivo do BES e conhecido como o DDT (Dono Disto Tudo) foi detido na manhã desta quinta-feira na sua residência, no Estoril. A operação foi desencadeada pelo Ministério Público e surge no seguimento de buscas efetuadas nesta quarta-feira, quarta-feira, a várias entidades do Grupo Espírito Santo. Ricardo Salgado será ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa.

Buscas às sedes do GES

Esta quarta-feira à tarde, o Ministério Público fez buscas à sede do Grupo e visitou sociedades ligadas à família e empresas com relações comerciais com o GES. Nos Estados Unidos, supervisores financeiros norte-americanos voltaram ao BES Miami. Esta ação decorreu horas depois de o Tribunal do Comércio do Luxemburgo ter aprovado o pedido de gestão controlada apresentado pela ESI, que se declarou sem condições para pagar a dívida.

Já em Julho, o departamento da Florida do Federal Deposit Insurance Corporation tinha estado no ES Bank Miami. As autoridades terão voltado a Miami para investigar operações com as subsidiárias do ES do Panamá e da Venezuela.

Além das subsidiárias em Miami (e três sucursais em Nova York, Nassau-Bahamas e Ilhas Caimão) e no Panamá, o GES tem ainda um banco na Venezuela com atividade comercial com Miami e que também estará a ser vigiado pelas autoridades dos EUA.

Já na sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tinha assumido ao Jornal de Negócios estar a investigar o Grupo Espírito Santo, sublinhando que os inquéritos já estão em curso há várias semanas. "Existem inquéritos em curso relacionados com esta matéria e que são até anteriores às notícias das últimas semanas", afirmou a PGR.

Entretanto, em Maio, o Ministério Público já tinha anunciado a intenção de investigar o Grupo Espírito Santo depois de descobertas irregularidades na Espírito Santo International, sediada no Luxemburgo.

 

Foto: Miguel A. Lopes


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.