1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

15072014-DSC 0658Portugal - Diário Liberdade - Na terça-feira 15 decorreu em Lisboa, junto à Assembleia da República, uma mobilização protagonizada pelos advogados e avogadas, funcionários e funcionárias judiciais e autarcas, em contra do novo Mapa Judiciário português.


 Fotos de Luís Nunes para o Diário Liberdade

O protesto, que contou com a participação de cerca de 3000 pessoas, foi convocado pela Ordem dos Advogados para rechaçar uma reforma que entra em vigor em setembro e que provocará o fecho de 20 tribunais e o encerramento de 27 salas de audiências.

Segundo Elina Fraga, bastonária da Ordem dos Advogados, a reforma provocará "o colapso de todo o sistema judicial" no país e terá "gravíssima repercussão na justiça portuguesa". Em declarações à imprensa afirmou que "há um afastamento dos tribunais em relação aos cidadãos", com o novo desenho de 23 comarcas. "Olhou-se para o país e dividiu-se em 23 comarcas, que não servem, naturalmente, os interesses dos utentes da justiça, que são os cidadãos".

A OA contou com o apoio e a participação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), com representantes das câmaras e assembleias municipais dos 54 municípios abrangidos pelo encerramento dos tribunais, e do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), que defendeu a necessidade de mais pessoal na administração de justiça.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.