1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

b 450 0 16777215 00 archivos Administradores manu 2015 04 DSC 2022Portugal - Diário Liberdade - Do 25 de Abril a Saramago, das resenhas às galerias fotográficas.


Foto de Luis Nunes - Manifestação de 25 de Abril.

O ano 2015 em Portugal segundo as visitas dos e das leitoras do Diário Liberdade, cujos cinco artigos preferidos foram:

5º. 25 de Abril Sempre: a mobilização popular em imagens

Luis Nunes fotografou para o Diário Liberdade as mobilizações populares de 25 de Abril em Lisboa. Milhares de pessoas se manifestaram no 41º aniversário do levantamento popular de esquerda que terminou com a ditadura do fascista Salazar.

4º. Em Portugal a pobreza cresceu para 2 milhões: Para o Ministro as coisas estão melhores

Os dados do Instituto Nacional de Estatística são claros: o risco de pobreza voltou a aumentar em 2013, com 19,5% da população em risco de pobreza, o que significa um aumento de 1,2 pontos percentuais, face a 2012, avisava em fevereiro a ACP-PI.

3º. Tortura na Cova da Moura: cerca de 300 manifestantes frente ao Parlamento contra atuação policial

Foram centenas as pessoas mobilizadas em Lisboa após a denúncia por tortura a um grupo de jovens da Cova da Moura. O fotógrafo Luís Nunes elaborou umha galeria fotográfica que documentou a resistência popular aos abusos policiais.

2º. Desemprego real em Portugal: 29%

A ACP-PI anunciou em março que dados do Observatório sobre Crises e Alternativas, que estima em 29% o desemprego real para 2014. Ao contrário dos 13,5% oficiais, números do INE, o observatório contabilizou as e os ocupados, as e os inativos, as e os migrantes e as e os subempregados.

1º. Estética do fragmento – Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas, de José Saramago

Rodrigo Moura explicava que o romance publicado postumamente Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas (2014) de José Saramago foi encontrado incompleto no computador do escritor português. Moura, Mestrando em Literatura Portuguesa pela UERJ do Brasil, pesquisa as obras de Saramago e Ferrin, autor galego. Tem diversos trabalhos publicados e apresentados no Brasil e no exterior e, esta vez, também a audiência portuguesa premiou a sua devoção por Saramago com milhares de leituras da resenha sobre a obra do autor português.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.