1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

Rápidas e tristes considerações sobre a COP-21

Sergio Domingues - Publicado: Terça, 22 Dezembro 2015 23:16

A COP 21 foi encerrada sob o aplauso de seus participantes e da grande mídia. Nada mais enganoso.


O estadunidense James Hansen é considerado o pai dos alertas sobre as mudanças climáticas. Já em 1988, na condição de cientista da Nasa, ele já defendia a necessidade de reduzir radicalmente a poluição do ar. Quase 40 anos depois, Hansen considerou as negociações de Paris “uma fraude”.

A jornalista e ativista canadense Naomi Klein afirmou que as manifestações de protesto na capital francesa, fechando “ao tráfego uma rua cheia de lojas em um sábado à tarde antes do Natal, fez mais pela redução das emissões” de gases poluentes do que os participantes da Conferência.

Cabe destacar ainda algumas considerações feitas pelo ambientalista britânico George Monbiot em seu texto “Aquecimento global: um estranho evento em Paris“:

A Cúpula do Clima foi, ao mesmo tempo, avanço e desastre. Formou-se consenso inédito sobre gravidade da ameaça. Mas lobbies bloquearam as medidas indispensáveis para enfrentá-la. Comparado com aquilo que poderia ter sido, é um milagre. Comparado com o que deveria ter sido, é um desastre.
(...)
A extração de combustíveis fósseis é um fato duro. Mas não faltam fatos suaves ao acordo de Paris: promessas escorregadias e que podem ser desfeitas. Até que resolvam manter os combustíveis no solo, os governos continuarão a sabotar o acordo que acabam de fazer.

Por fim, Monbiot não mede as palavras: “...deixe que os delegados se congratulem por um acordo melhor do que poderia ser esperado. E que o temperem com um pedido de desculpas a todos aqueles a quem a conferência irá trair”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.