1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Bilbo1884 ur publikoaren defentsan2Euskal Herria - ASEH - Na terça-feira passada, 22, Dia Mundial da Água, a plataforma Ur Publikoaren Defentsan [Em defesa da água pública] levou a cabo uma concentração na Praça Circular da capital biscainha para exigir que a água seja considerada um bem público de primeira necessidade e um direito.


No decorrer da concentração, Mikel, representante da Ur Publikoaren Defentsan, e Ruth Pérez, em nome da plataforma contra a exclusão social Berri Otxoak, prestaram declarações à comunicação social, tendo sublinhado que, em quase dois anos, o Consorcio de Aguas Bilbau Biscaia - entidade com 60 por cento de capitais privados - cortou o abastecimento a 1130 famílias - as mais pobres e sem recursos.

Neste sentido, defenderam uma gestão pública da água, que deve ser encarada com um bem de primeira necessidade e um direito humano fundamental, e não como uma mercadoria ao serviço de interesses particulares.

Na ocasião, fez-se especial menção a Berta Cáceres, líder indígena hondurenha assassinada a 3 de Março último. Defensora do meio ambiente, opôs-se a dezenas de projectos hidroeléctricos e dezenas de projectos mineiros em território indígena, lutando pela sua devolução à população.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.