1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

caminhosdocinemaPortugal - xx caminhos - Aproximamos-nos a passos largos da XX edição do festival Caminhos do Cinema Português. da organização acreditam que o cinema português merece pela sua qualidade e heterogeneidade, cada vez mais um lugar privilegiado na cultura europeia e mundial, como é aliás sinal disso o número cada vez maior de obras premiadas em diversos festivais.


Os Caminhos funcionam assim, não só como uma mostra de cinema, mas também como um espaço por excelência de partilha e discussão entre os diversos agentes culturais que todos os anos estão presentes no festival. Promovem um contacto directo com o público, e deste com as mais prestigiadas individualidades do panorama cultural português.

Nesse sentido, da organização orgulham-sw de poder contar com este riquíssimo painel de júris que irá avaliar nas diferentes selecções o conjunto de filmes a concurso. Não tendo sido uma tarefa fácil reunir este excelso grupo, esperam que Coimbra os saiba receber de 14 a 22 de Novembro para em conjunto vermos todo o cinema português.

JÚRI SELECÇÃO CAMINHOS

GISELA JOÃO - FADISTA

O ano em que se estreou com um disco que depois de ter sido entusiasticamente recebido pela crítica, especializada e não só, foi considerado o melhor álbum nacional do ano por publicações de referência como a Blitz, o Expresso, o Público, a Time Out, o site musical Cotonete e mesmo os Globos de Ouro tendo atingido vendas que já lhe valeram um Disco de Ouro.

VICENTE ALVES DO Ó - REALIZADOR

Assinou o primeiro argumento em 2000, "Monsanto", um telefilme da SicFilmes realizado pelo moçambicano Ruy Guerra. Este projecto abriu-lhe as portas da televisão e do cinema. Mudou-se para Lisboa, vivia em Sines, no Alentejo, e rapidamente começou a trabalhar com outros realizadores.

NICOLAU BREYNER - ACTOR E REALIZADOR

Nicolau Breyner nasceu em 1940 e é um dos mais conceituados e acarinhados actores portugueses.Para além de actor é também autor (foi co-autor da primeira novela portuguesa – Vila Faia), realizador e produtor.

MÁRIO AUGUSTO- JORNALISTA

Nasceu no lugar de Espinho, Vila Nova de Gaia, em Março de 1963. Começou a carreira de jornalista em 1985, estagiando no jornal O Comércio do Porto, vindo posteriormente a colaborar regularmente, sempre na área do cinema, no semanário Sete e nas revistas Sábado, Cosmopolitan, Nova, Caras, Invista e Focus.

IVO CANELAS- ACTOR

Ivo Canelas nasceu em Lisboa a 23 de Dezembro de 1973. Frequentou o The Lee Strasberg Theatre and Film Institute em Nova Iorque, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Da sua actividade em teatro destaca o trabalho com encenadores como Diogo Dória, José Wallenstein, Solveig Nordlund, Fernanda Lapa, Luís Assis, Carlos Avilez, Sandra Faleiro ou Almeno Gonçalves. Foi dirigido por Jorge Silva Melo, entre outras, na peça A Queda do Egoísta Johan Fatzer de Bertolt Brecht (1999).

ANABELA TEIXEIRA- ACTRIZ

Anabela Teixeira nasceu em 1973. Possui o Curso de Actores do Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral de Lisboa – IFICT (1990/1991) bem como o Curso de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1992/1995). Em 1993 estreia-se profissionalmente em televisão como protagonista da mini-série Viúva do Enforcado, dirigida pelo brasileiro Walter Avancini ao mesmo tempo que faz parte do elenco principal do filme de António de Macedo, Chá Forte com Limão. De então para cá participou em inúmeros filmes, telenovelas e mini-séries, bem como em outros programas de televisão.

SORAIA CHAVES- ACTRIZ E MODELO

Soraia Chaves nasceu em Besteiros, concelho de Paredes, a 22 de Junho de 1982. Depois de ter ganho o concurso Elite Model Look Portugal aos 15 anos, em 1997, Soraia foi modelo durante 8 anos. A sua estreia no cinema e nas luzes da ribalta deu-se com o seu papel da protagonista Amélia no filme O Crime do Padre Amaro. A sua interpretação no filme, que foi um sucesso em Portugal, deu-lhe fama imediata e virou as atenções nacionais para a ex-modelo.

RITA FERRO- ESCRITORA

Rita Ferro nasceu em Lisboa, em 1955. Estudou Design, especializou-se em Marketing, foi professora de publicidade redigida e exerceu funções de direcção e consultoria em diversas empresas. Iniciou-se na escrita em 1990. Escreveu vinte livros em vinte anos, entre romances, cartas, biografias, livros de crónicas e literatura infantil. Além de presença regular na imprensa, na rádio e na TV, criou um curso de Incentivo à Criação Literária. Foi, por diversas vezes, jurada de concursos literários e de cinema.

JURI SELECÇÃO ENSAIOS

TIAGO R. SANTOS- ARGUMENTISTA

Tiago R. Santos nasceu em 1976 e, depois de uma curta carreira como jornalista, iniciou o seu trabalho de argumentista em 2007 com Call Girl.

FRANCISCO DIAS- PROFESSOR

Francisco Dias é Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), exercendo aí funções de docente e de coordenador da Licenciatura em Animação Turística no seu Campus 4 - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche. Também colabora como docente na Pós-Graduação Internacional de Branding e Business na UNIVATES, em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

ARTUR SERRA ARAÚJO- REALIZADOR

Nascido em 1977, Serra Araújo completa a licenciatura de Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica em 2003.

JÚRI INTERNACIONAL IFFS/FICC

JOSÉ SANTIAGO- PORTUGAL

Licenciado em Comunicação Social no Instituto Superior Miguel Torga, sempre esteve ligado ao ramo da comunicação nos seus mais variados formatos.

KARIM OUAKRIM- MARROCOS

Jornalista e Crítico de Cinema.

RUBEN MIRANDA- ALEMANHA

Mr. Miranda works as active member of the municipal cinema since (Kommunales Kino-Freiburg) 2012 where he acts as reviewer and initiator of cultural events. Besides Rubens local cineastic engagement he is involved with KAN-KAN Media since 2012 which is a visual art project that promotes and creates new scenarios and platforms for the exchange of the visual culture and arts around the world. He organized movie premieres in Shanghai and recently is setting up a cine-cooperation to offer a platform for young directors and to discuss their movies by interactive after-show conferences together with the audience.

JÚRI IMPRENSA

PEDRO RIBEIRO- JORNALISTA

Natural de Coimbra, ainda jovem, resolveu seguir a carreira de jornalista. Começou numa rádio pirata, passou pelo Diário de Coimbra, TSF, Jornal de Coimbra e Jornal O Jogo. No início dos anos 90 esteve em Espanha onde em Jerez de la Frontera - Sevilha, fez estágio na rádio e televisão Onda Jerez. Ao mesmo tempo tirou o curso de Espanhol.

MANUEL HALPERN- JORNALISTA

Jornalista e crítico do JL – Jornal de Letras Artes e Ideias desde 1998 e colaborador regular da revista Visão, Manuel Halpern nasceu em Lisboa no ano da Revolução dos Cravos.

LUÍSA SEQUEIRA- JORNALISTA, REALIZADORA E PROGRAMADORA CULTURAL

Formada em Ciências da Comunicação com especialização em realização de documentários, iniciou a carreira em Moçambique na TVM. Durante 10 anos trabalhou em televisão produzindo e coordenando vários projectos na área dos programas e documentários. Coordenou, produziu e apresentou o "Fotograma" da RTP, o único programa exclusivamente dedicado à promoção do cinema em língua portuguesa.

FERNANDO MOURA- JORNALISTA

Exerce a sua actividade profissional nas áreas da comunicação social, publicidade e redes sociais.

ELIZABETE AGOSTINHO- JORNALISTA

Nasceu em Paris, em 1978, mas a paixão por Portugal trouxe-a a Coimbra, quando fez 18 anos, para tirar o curso de jornalismo da Faculdade de Letras. Depois da pós-graduação em Direitos Humanos e Democratização, da Faculdade de Direito, foi ficando em terras lusas onde exerceu jornalismo em diversos órgãos de comunicação social.

PÚBLICO

O Público tem uma palavra a dizer no palmarés de cada edição dos Caminhos do Cinema Português. O Prémio do Público — Chama Amarela será entregue mediante o escrutínio e o cálculo da média aritmética ponderada expressa pelo espectadores, em boletim de voto próprio, no final de cada sessão da Selecção Caminhos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.