1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

greveenfermeirosPortugal - Esquerda - Depois das greves por hospital ou região, sindicato dos Enfermeiros convoca dois dias de paralisação em todo o serviço público, pela contratação de mais profissionais e contra a degradação das condições de trabalho. No dia seguinte será a vez dos funcionários judiciais, que reivindicam igualmente a contratação de mais profissionais.


O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) decidiu avançar para uma greve nacional de dois dias que vai abranger todo o sector público nos dias 24 e 25 de Setembro. A paralisação foi anunciada por José Carlos Martins, presidente do SEP, numa conferência de imprensa marcada para avançar as formas de luta contra a política do governo para o sector.

"O objetivo das greves de Julho e de Agosto foi a entrada de mais colegas e horários regulados, ou seja, os enfermeiros perderam dinheiro para conseguirem melhores condições de trabalho e para pedirem mais colegas. Agora mantemos esses objetivos, mas também queremos a valorização do nosso trabalho", disse o sindicalista, em declarações ao jornal Público.

Mais autonomia financeira

O SEP exige a contratação de mais profissionais de enfermagem, mas também considera "essencial que as administrações tenham mais autonomia financeira". Isto porque, segundo José Carlos Martins, os hospitais e centros de saúde pedem menos enfermeiros do que necessitam por não terem orçamento, além de o processo ser muito moroso.

Nas contas do SEP e da Ordem dos Enfermeiros, no Serviço Nacional de Saúde faltam cerca de 25 mil profissionais, estando os rácios abaixo da média da OCDE.

Funcionários judiciais param dia 26

O Sindicato dos Funcionários Judiciais marcou para o dia 26 deste mês uma greve geral dos tribunais, contestando a falta de funcionários judiciais nos tribunais. "Apesar de a senhora ministra ter prometido o aumento dos meios humanos, só acreditamos quando o concurso estiver publicado em Diário da República", explicou ao Diário de Notícias o representante do Sindicato, Fernando Jorge.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.