1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

020316 amiantoPortugal - CGTP - A CGTP-IN manifesta o seu apoio à greve convocada a partir de hoje, dia 1 de Março de 2016, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, considerando que é fundamental que os trabalhadores da Segurança Social de Vila Franca de Xira saibam com rigor qual a situação do edifício em que trabalham relativamente ao amianto e que o problema de poluição do ar interior seja rapidamente resolvido.


A CGTP-IN defende a elaboração de um Plano Nacional para o Amianto, com o objectivo de encarar e resolver o problema do amianto em Portugal e de compensar os trabalhadores que estiveram e/ou continuam a estar expostos ao amianto nos locais de trabalho.

O Programa de acção aprovado no XIII congresso da CGTP-IN, que decorreu no fim-de-semana passado, propõe que seja feito um levantamento do amianto que existe em Portugal, não apenas nos edifícios, equipamentos e instalações públicos, mas também nos que pertencem ao sector privado. Este levantamento deve ser feito prioritariamente aos edifícios, equipamentos e instalações onde foi aplicado amianto floculado e onde existe amianto friável, nos quais os trabalhadores estão expostos às formas mais tóxicas de amianto.

É premente fazer um estudo epidemiológico das doenças relacionadas com o amianto. Sabe-se, por exemplo, que em Portugal há uma subnotificação de 97% dos casos de mesoteliomas malignos como doença profissional provocada pelo amianto. Para conhecimento concreto da realidade será de grande importância a produção e divulgação de estatísticas credíveis relativas a casos de doença/morte relacionados com a exposição ao amianto (exposição profissional e exposição ambiental).

É fundamental atribuir a todos os trabalhadores afectados as indemnizações devidas, bem como todos os direitos inerentes às doenças profissionais, bem como garantir a vigilância epidemiológica activa de todos os trabalhadores e utilizadores frequentes de edifícios com amianto.

Para suportar as despesas com estas indemnizações deve ser criado um fundo com participação do Estado e das empresas e, ainda, com eventuais lucros obtidos com os terrenos das antigas fábricas de amianto desactivadas.

Formação e informação sobre o amianto são essenciais

É de saudar o trabalho que está a ser feito em vários ministérios sobre o levantamento de situações relacionadas com o amianto e a possibilidade de resolução de algumas situações mais prementes.

No entanto, ainda estamos longe do cumprimento integral da Lei 2/2011, de 9 de Fevereiro, relativa à remoção do amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos.

Nomeadamente, é necessário dar formação sobre o tema do amianto a todos os responsáveis por edifícios públicos e divulgar informações correctas sobre a exposição ao amianto e seus efeitos, bem como sobre a situação concreta de cada local em relação ao problema do amianto, a fim de evitar alarmismo entre os trabalhadores e utilizadores dos edifícios com amianto.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.