1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

erTurquia - Esquerda - O Presidente turco, Recep Erdogan, pretende que a definição de terrorista passe a incluir o que considera ser "possíveis aliados", tais como jornalistas, deputados e ativistas.


Recep Erdogan relançou a ofensiva contra os que considera cúmplices e aliados dos atos terroristas. As diligências do chefe de Estado turco surgiram poucos dias depois do atentado de domingo, em Ancara, que causou 35 mortos e 125 feridos.

O presidente turco pressionou o Parlamento, onde o seu partido dispõe de maioria absoluta, a levantar "rapidamente" a imunidade de cinco deputados do Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo) perseguidos por "propaganda" a favor do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Novo conceito de terrorismo

Erdogan voltou a defender o alargamento do conceito de "crime terrorista" àqueles que apoiam a causa curda. Vários académicos e advogados pró-curdos foram detidos precisamente por esse motivo nas últimas 24 horas.

As declarações de Erdogan forma proferidas na véspera da cimeira, em Bruxelas, em que a União Europeia (UE) está a envidar esforços para redigir um novo acordo com Ancara e assim pôr termo ao afluxo de migrantes que se concentram nas suas fronteiras.

Entretanto, o grupo radical curdo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), com ligações ao ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), reivindicou o atentado ocorrido em Ancara no passado domingo.

"Na noite de 13 de março, um ataque suicida foi levado a cabo... nas ruas da capital da fascista república turca. Nós reivindicamos o ataque", escreveu o TAK, na sua página de Internet.

Foto: Presidente turco quer incluir jornalistas e políticos no novo conceito de terrorista. Foto Almanar News.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.