1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Irunea 1912 parlamentua 21 3 16Euskal Herria - ASEH - Com a abstenção da UPN, a Mesa do Parlamento foral decidiu comemorar o 80.º aniversário da repressão em Nafarroa, na sequência do levantamento militar, e para tal irá levar a cabo uma sessão de homenagem aos eleitos fuzilados pelo franquismo.


A sessão realizar-se-á no dia 16 de Abril. Nesse dia, será recolocada num lugar de destaque do átrio do Parlamento a placa que aos supracitados foi dedicada e que o ano passado se afixou nas escadaria de acesso ao andar 0, um local de passagem e a descer, o que «impede» as pessoas de pararem e nela repararem.

Além disso, serão gravados na placa os nomes de eleitos, igualmente fuzilados, que foram descobertos após o descerramento, no ano passado. A homenagem de dia 16, para a qual serão convidados familiares dos fuzilados, não é o único acto relacionado com os 80 anos do levantamento.

Assim, foi decidido emitir o documentário «Neskatoak», levar a cabo uma jornada sobre o trabalho realizado no Fundo Documental da Memória Histórica e instalar uma exposição da associação El Autobús de la Memoria, de 5 a 20 de Abril.

A jornada a cargo do Fundo Documental foi programada para 14 de Abril, com carácter aberto, e tem por título «La represión en Navarra (1936-1939): Una perspectiva actual». Nela, especialistas irão explicar diversos aspectos dos trabalhos realizados.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.