1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Irunea 1915Aberri EgunaEuskal Herria - ASEH - Milhares celebram domingo passado nas ruas de Pamplona o Aberri Eguna [Dia da Pátria].


O vasto programa de festa e reivindicação preparado pela rede Independentistak arrancou com a manifestação entre os cinemas Golem e o Passeio Sarasate, que, com o lema «Independentziari bai / Sim à independência», reuniu entre 11 mil e 15 mil pessoas (contagem do Gara e dos organizadores, respectivamente).

No final da marcha, que foi guiada por uma enorme bandeira basca, o porta-voz da Independentistak, Txutxi Ariznabarreta, disse que os bascos entraram em tempos de decidir e que a mensagem deste dia assenta na palavra «bai», porque o povo basco «diz "sim" à democracia, à justiça social, à língua basca, ao Estado basco e à independência». Ariznabarreta disse ainda que «o imaginário colectivo está muito colonizado» e, por isso, defendeu a «descolonização». O «centro de gravidade» das «propostas políticas, culturais e linguísticas» tem de estar em Euskal Herria», insistiu.

O porta-voz afirmou que «o esquema de negociação bilateral com o Estado espanhol» está «ultrapassado, é passado, uma quimera» e sublinhou que os bascos «não estão dispostos a esperar pela democratização do Estado espanhol». Desse modo, destacou, «a única alternativa» é «seguir pela via unilateral». Isto representa uma «mudança de estratégia» e «exige um povo em marcha, um movimento social independentista muito importante», que deve abranger todas as pessoas que querem «partilhar um mesmo futuro assente na democracia, na justiça social e na liberdade», sublinhou.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.