1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

P3150024Portugal - Diário Liberdade - [CC; Fotos de Luís Nunes] Estudantes do Ensino Superior manifestaram-se em frente à Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa, na tarde da terça-feira 15 de março por mais e melhor Ação Social Escolar (ASE) e contra o aumento das propinas.

Estudantes do Ensino Superior exige melhorias na Acção Social Escolar 


A manifestação, que juntou estudantes de várias faculdades de Lisboa e o Porto, foi convocada a propósito da votação do Orçamento do Estado para 2016. O seu objetivo era acompanhar a entrega na Assembleia da República de um abaixo-assinado apoiado por milhares de estudantes de escolas e faculdades.

A campanha de recolha de assinaturas começou em fevereiro por iniciativa de cinco associações de estudantes do Porto. Posteriormente teve o apoio de estruturas estudantis de todo o pais, que desenvolveram também ações de divulgação e mobilização em várias universidades.

Através do abaixo-assinado, os estudantes apelaram ao Governo para que “tome medidas de reforço da ASE” com a finalidade de garantir a igualdade no acesso e na frequência ao Ensino Superior e dar solução aos principais problemas detectados. A reposição do passe escolar a todos os estudantes, um regulamento de atribuição de bolsas mais realista e menos burocrático, mais e melhores residências ou a redução do custo do prato social e melhoria das condições das cantinas são algumas das medidas propostas no documento, assim como um maior financiamento para a ASE que possibilite a sua aplicação. 

O movimento manifestou também a sua oposição ao “aumento generalizado dos custos com a educação” e ao aumento das propinas previsto para o próximo ano letivo. No entanto, esta segunda-feira, a maioria parlamentar aprovou duas alterações ao Orçamento de Estado que congelam o valor máximo das propinas (1063 euros anuais para as licenciaturas).

Galeria fotográfica

Fotografias de Luís Nunes. Se não consegues visualizar a galeria abaixo, entra aqui.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.