1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

071210_sidaAngola - Jornal de Angola - Na província do Zaire vivem 2.680 infectadas com o vírus do VIH/Sida, revelam dados divulgados, na sexta-feira, pelas as autoridades sanitárias.


Um relatório referente ao período entre 2000 e o terceiro trimestre deste ano, mostra que 56.891 pessoas, de ambos os sexos, foram observadas nos vários centros de aconselhamento e testagem voluntária dos seis municípios.

 

O documento acrescenta que no mesmo espaço de tempo houve 64 óbitos devido à doença e que 216 seropositivos aderiram ao tratamento anti-retroviral. As pessoas entre os 20 e os 39 anos, principalmente mulheres, foram as mais atingidas.

No mesmo período, 146 mulheres seropositivas deram à luz e 18 bebés seronegativos beneficiaram de acompanhamento médico directo para se apurar a não transmissão do vírus da sida antes e durante o parto.

O relatório refere, também, que, de Janeiro a Setembro deste ano, se registaram 353 novos casos de VIH/Sida, com 16 mortes, e que 15.912 pessoas, de ambos os sexos, foram testadas. O responsável provincial de luta contra a Sida revelou que, em relação ao mesmo período do ano passado, houve mais sete casos.

Manuel Kai mostrou-se satisfeito pelo fornecimento regular de reagentes e anti-retrovirais por parte do Instituto Nacional de Luta contra a Sida (INLS), que enviou também três clínicas móveis para facilitar os trabalhos de prospecção nas áreas mais recônditas.

A província, disse, passou a dispor de três viaturas de apoio à supervisão e transporte de logística, atribuídas pelo INLS, e de aparelhos CD4 para exames de imunologia, bioquímica e hematológica e diverso material informático.

Quanto ao material de apoio às acções preventivas e de sensibilização, afirmou, a província é abastecida regularmente em preservativos, cartazes, folhetos e manuais de educação sobre VIH/Sida e outras doenças de transmissão sexual.

Manuel Kai realçou as acções de supervisão, formação e actualização de técnicos realizadas pelo INLS e o surgimento de uma associação de seropositivos, que se dedica a campanhas de solidariedade e educação da população sobre a doença.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.