1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

031110_tuberculoseAngola - Jornal de Angola - O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho, instituição médica vocacionada para a prevenção e tratamento de doenças profissionais, já assistiu, desde a sua inauguração em Maio último, cinco mil trabalhadores.


A directora-geral do centro, Isabel Cardoso, referiu que, até ao final do ano, a instituição prevê atingir os 10 mil trabalhadores assistidos.
Segundo assegurou, o Centro tem capacidade para atender, diariamente, 300 trabalhadores de várias empresas, dispondo de duas unidades móveis que podem assistir 100 trabalhadores por dia, nos respectivos locais de trabalho.
"Pensamos que a procura vai aumentar, uma vez que as pessoas começam a ter conhecimento da existência do Centro", considerou Isabel Cardoso, que informou estarem a ser prestados três níveis de análises: diagnóstico precoce dos problemas clínicos de saúde, factores ocupacionais de risco e tratamento médico efectivo. A instituição oferece ainda aos trabalhadores os serviços de check-up que as empresas solicitam por altura da admissão e inclui a realização de raio X ao tórax, exames laboratoriais de audiometria e aspirometria, consultas médicas e exame físico.
O diagnóstico precoce permite uma maior taxa de sucesso da terapia e na prevenção de complicações futuras, enquanto o tratamento médico efectivo e profissional, na fase inicial da doença, assegura, na maior parte dos casos, a recuperação total do paciente. Quando é contactado por alguma empresa, o centro desloca uma equipa multidisciplinar constituída por enfermeiros de saúde ocupacional, médico de trabalho e um técnico de segurança e saúde no trabalho. Depois do mapeamento de risco, a equipa define o tipo de check-up a que o trabalhador deve ser submetido, após o que é elaborado um relatório que é enviado à empresa e no qual se informa qual o estado de saúde do trabalhador.
Isabel Cardoso considerou não fazer sentido a realização de check-up aos trabalhadores se as entidades patronais não reduzirem a exposição ao risco a que o trabalhador está submetido. "As empresas devem procurar-nos sem que haja a intervenção directa da Inspecção-Geral do Trabalho", disse, acrescentando que "nós trabalhamos em estreita colaboração com esse organismo que notifica as empresas quando não há cumprimento da lei de segurança e saúde no trabalho".
Além da prevenção e do tratamento, o centro desempenha um papel de sensibilização junto das empresas e dos trabalhadores. "É preciso que os trabalhadores conheçam os seus direitos e o dever de exigir e cumprir as regras de segurança e saúde no trabalho", sublinhou.

Despesas do tratamento e casos de tuberculose

A responsável do Centro frisou que as despesas decorrentes do tratamento são assumidas pelas entidades empregadoras. "O centro não está a receber trabalhadores a título individual, à excepção daqueles que estão em situação de litígio. Estamos, sim, a receber aqueles que estão enquadrados em empresas públicas ou privadas e os valores decorrentes do tratamento são remetidos às entidades empregadoras", explicou.
Segundo revelou, o índice de casos de tuberculose registados está a preocupar o Centro, uma vez que todos os dias são diagnosticados quatro pacientes com tuberculose. "São números muito assustadores que, por isso, remetem para uma reflexão e intervenção por parte das entidades empregadoras", disse Isabel Cardoso, revelando que os sectores da Construção Civil e da Restauração são os que mais apresentam trabalhadores com problemas de tuberculose.
O Centro é assegurado por duas equipas de profissionais, sendo uma composta por 16 técnicos israelitas e outra por angolanos, integrando 24 técnicos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de raio X, de laboratório, de segurança e higiene no trabalho e marketing.
Tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, o Centro foi inaugurado a 7 de Maio deste ano, por Rosa Pacavira, secretária para os Assuntos Sociais da Presidência da República.
Com equipamentos de última geração, a unidade sanitária dispõe de serviços como medicina no trabalho, pneumologia, cardiologia otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgia geral, neurologia, odontologia, cirurgia plástica e reconstrutiva, oftalmologia e reabilitação física.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.