1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

271010_trafico2Moçambique - Canalmoz - Uma pesquisa realizada pela Organização Não Governamental "Save the Children" concluiu que as províncias de Tete, Manica e a cidade de Maputo são os maiores centros de tráfico e exploração de crianças e mulheres em Moçambique. A pesquisa decorreu entre Setembro de 2007 e Outubro de 2008, nas províncias de Maputo, Gaza, Manica, Sofala, Tete, Zambézia, e Maputo cidade. O estudo refere-se ao tráfico interno de pessoas.


Segundo dados da pesquisa, durante o período em referência, foram identificados, na globalidade, 114 casos, dentre os quais apenas 40 casos foram esclarecidos e neste momento os processos já se encontram no Ministério Público para serem processados criminalmente e para subsequente julgamento.
O Inspector de Investigação Criminal na Brigada Central Anti-tráfico de seres humanos, Tomé Gabriel, que esteve de visita à província de Manica, afirmou que a brigada para qual trabalha tem vindo a envidar esforços visando criar brigadas nas províncias fronteiriças do centro do país, nomeadamente Manica e Tete, com vista a estancar o tráfico interno e internacional de crianças e mulheres.
"O número de casos de tráfico está cada vez a subir mais, e isto se torna preocupante para nós", assumiu o Inspector de Investigação Criminal, em declarações ao Canalmoz.
Entretanto, a gestora do Programa do combate ao tráfico de crianças na "Save the Children", Iludi Cabral, avança que só neste ano, já foram julgados e condenados 4 indivíduos envolvidos em casos de tráfico de crianças na província de Manica, mas reconheceu que o trabalho para acabar com esta prática desumana ainda é de grande exigência.
"Há ainda muito por se fazer, a nível do país, no que concerne à implementação da lei, criação das brigadas de combate ao tráfico em todas as províncias, capacitação dos agentes das Procuradoria e da Polícia de Investigação Criminal, sobre a matéria de tráfico e a exploração da mulher e da criança", disse Iludi Cabral.
Para além dos casos de tráfico de pessoas, na província de Manica tem-se registado, nos últimos dias, muitos casos de violação de menores, homicídios voluntários, prostituição infantil e violação de idosas e viúvas indefesas.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.