1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

241110_parlamentomoambiqueMoçambique - Canalmoz - O executivo estará hoje na Assembleia da República para prestar informações aos deputados e aos moçambicanos em geral. Espera-se nesta sessão que questões pontuais como é o caso da operação "Bypass" da Mozal, a pobreza urbana e a polémica em torno do caso SEMLEX, o tal casos dos BI e Passaportes biométricos sejam debatidas e clarificadas pelo Governo. Isso se a bancada parlamentar da Frelimo deixar, visto que nas anteriores sessões de informações do Governo a bancada da Frelimo inviabilizou a apreciação e debate das questões avançadas pelas bancadas da oposição. Impediu que fossem respondidas pelos membros do Governo, as perguntas da oposição.
O Canalmoz está na posse do rol de questões em torno das quais as três bancadas pedirão esclarecimentos ao Governo.


O que a Renamo pretende saber?

A bancada parlamentar da Renamo vai pedir explicações ao executivo sobre a cobrança de taxas de inscrição para os novos ingressos, exames, bem como para o pagamento mensal de guardas e contínuos nas escolas. Quererá ainda saber das estratégias do Governo para combater o crime no País.
A maior bancada da oposição vai querer saber também as motivações que levaram o Governo a adjudicar a produção de bilhetes de identidade, passaportes, e registos criminais, DIRE à empresa belga SEMLEX, à revelia do parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A Renamo pretende ainda saber de que maneira nas condições em que se encontram as estradas moçambicanas, a inspecção de veículos pode diminuir o nível de sinistralidade.
A estratégia para haver segurança alimentar no País é outra questão que a Renamo deverá colocar ao Governo.

As questões da Frelimo

A bancada da Frelimo quer saber quais são as estratégias do Governo para garantir a segurança alimentar, o aumento da produção, da produtividade e comercialização agrária. Quer também conhecer os projectos já instalados no âmbito do aproveitamento dos recursos locais para geração de energia.
A Frelimo pretende saber como é que o Governo combina o ensino técnico profissional e promoção do auto emprego e o programa de combate à pobreza. Quer também saber quais são os projectos em curso para protecção e assistência aos cidadãos moçambicanos no exterior. Os camaradas vão querer saber do Governo quais são as estratégias de criação de empregos para combate à pobreza urbana.

O que o MDM pretende saber?

A bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) pretende saber do Governo, o que falhou na estratégia de combate à pobreza, para que os indicadores tenham piorado na província de Sofala, Manica e Zambézia, segundo o último relatório do Inquérito de Orçamento Familiar.
Explicações em torno da polémica que opõe o Governo e o Malawi, é uma das questões que o MDM vai querer saber.
Outra questão que o "Galo" vai querer saber tem relação com as contrapartidas financeiras que o Estado obtém através dos mega-projectos tais como a Mozal, Vale do Rio Doce, Riversdale, Sasol, e a empresa de Areias Pesadas de Moma, para além da questão das famílias cujos seus parentes foram mortos pela Polícia durante as manifestações dos dias 01, 02 e 03 de Setembro último, contra o aumento do custo de vida e contra o elevado desemprego.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.