1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

281210_wikileaks_guine_bissauGuiné-Bissau - Bissau Digital - Segundo documentos divulgados pelo WikiLeaks e publicados neste domingo pelo jornal El País, a diplomacia norte-americana indica que a Guiné Bissau é um Estado controlado pelo tráfico de droga e está preocupada com a influência de narcotraficantes sul-americanos na África ocidental.


A DEA, agência americana de combate à droga, defende que a luta das autoridades sul-americanas contra o narcotráfico obrigou os cartéis a deslocarem-se para plataformas tidas como «mais cómodas» para conseguirem chegar aos mercados da Europa e dos Estados Unidos.

 

Os documentos agora revelados pelo Wikileaks dão conta de que a África Ocidental se encontra nas mãos dos traficantes de droga. A situação na Guiné-Bissau é tida em destaque e descrita como «muito preocupante» e «provavelmente excedendo a capacidade de controlo do governo». A Guiné é mesmo apontada como «o primeiro narco-Estado emergente» do continente africano, onde nem existe preocupação em simular acções de queima da droga apreendida, como acontece na vizinha Guiné Conacri.

De acordo com os documentos, países como Guiné Bissau «caíram nas mãos de organizações criminosas oportunistas e sofisticadas», sendo indicados como líderes do tráfico, o então Ministro da Defesa e o Chefe das Forças Armadas, não havendo provas de que o então presidente «Nino» Vieira – entretanto assassinado – estivesse implicado no tráfego.

«O tráfico de drogas está a aumentar, e sem vontade política forte para combater este flagelo, a África Ocidental será incapaz de deter esta perigosa maré», escreveu em Abril de 2009 a Embaixada americana em Serra Leoa.

Em alguns casos, o poder local está directamente envolvido com o narcotráfico. Em Maio de 2008, quando o Embaixador americano na Guiné Conacri comunicou ao então Primeiro-ministro Lansana Kouyaté as suas preocupações com o aumento do narcotráfico no país, este respondeu que o filho do Presidente Lansana Conté, Ousmane, era «o principal traficante».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.