Num importante depoimento recolhido pelo jornalista António Nabo, Otelo revelou à RTP (veja-se a entrevista aqui) um episódio que ultrapassa a imaginação mais delirante. Estando em Belém, recebeu uma chamada telefónica do então comandante do Forte de Almada, Rosado da Luz. Este pedia-lhe instruções sobre o modo de lidar com uma concentração que descrevia como sendo de uns 10.000 trabalhadores da Lisnave e da Setenave, agarrados aos portões, a pedirem-lhe armas.
Otelo disse-lhe que não desse “nem um canivete”, que não admitisse ninguém a tocar no paiol, e que se lembrasse que estava em prevenção rigorosa. E não teve pejo em detalhar as instruções: os soldados deviam permanecer de armas aperradas; se alguém tentasse subir os portões, “fogachada nele”, primeiro acima da cabeça, para aviso; e, se mesmo assim esse alguém conseguisse passar para o lado de dentro dos portões, “fogo nele, apontado aos joelhos”.
Aí está portanto a receita de Otelo para a vanguarda operária de 1975, que queria armar-se e enfrentar a contra-revolução. Recordemos que esta mesma vanguarda, com tantos desses operários da Lisnave e da Setenave, viria em 1976 a militar na campanha de Otelo com o slogan “um amigo na presidência”. Mas, claro, Otelo na altura não lhes contou que ordem tinha dado a Rosado da Luz.
Conta-a agora, 40 anos depois, quando todo o seu discurso está articulado para demonstrar à direita como andou sempre cheio de boas intenções. A uma pergunta de António Nabo sobre haver ou não algum motivo de arrependimento seu sobre o modo como procedeu no 25 de Novembro, responde afirmativamente.
Iria o ex-comandante do Copcon dar a mão à palmatória de uma crítica velha e revelha, que lhe censurava ter deixado os páraquedistas a ocuparem as bases e ter ido para casa dormir, quando mais se precisava de uma cadeia de comando revolucionária? De modo nenhum. O arrependimento de Otelo é outro.
Diz ele que se arrepende de não ter telefonado a Costa Gomes, na madrugada de 25, a denunciar a iniciativa dos páraquedistas. Se o tivesse feito, o presidente teria posto as unidades de prevenção, de modo a anular o efeito de surpresa e a impedir a bem sucedida operação dos “páras”. Se Otelo não tivesse ido dormir, não era para se juntar à revolução, e sim para fazer uma activa madrugada contra-revolucionária, como denunciante dos páras.