1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

safe imagePortugal - ACP-PI - O Governo alterou recentemente as regras que enquadram os estágios apoiados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).


A partir de hoje é possível voltar a fazer candidaturas a estágios, que estavam suspensas desde o início de Junho por decisão do Governo. Como assinalámos na altura e agora se confirma, as novas regras diminuem o tempo dos programas de estágio, impedindo os estagiários de acederem ao subsídio de desemprego e ao chamado “período de dispensa” de 22 dias úteis.

Esta alteração não significa uma mudança na orientação dos recursos e da política pública dirigida ao emprego. Embora o tempo dos estágios diminua, o seu número não pára de aumentar. Os vestígios de uma política para o emprego são, na realidade, ofertas às empresas para recorrerem a trabalho precário e sem direitos. Os estágios banalizaram-se como nunca ao longo dos últimos anos, tornando-se mesmo uma estratégia permanente de contratação em algumas áreas e empresas.

O facto de os estágios passarem a ter 9 meses, salvo as excepções muito circunscritas em que podem continuar a ser de 12 meses, é simplesmente um truque para diminuir os gastos com o apoio social no desemprego destas pessoas. É tão revelador da orientação deste Governo e de Mota Soares em particular, quanto uma confissão dos resultados da sua política: é que o destino destes estágios é quase sempre o desemprego.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.