1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

23017358475 6b179867dd zUnião Europeia - Vermelho - No primeiro trimestre de 2016 chegaram por mar a Europa 169 mil migrantes e refugiados, segundo indica esta sexta-feira (1º/4) a Organização Internacional para as Migrações (OIM).


De acordo com o último relatório da OIM divulgado nesta sexta, a Grécia continuou como o destino principal destas pessoas, em sua maioria sírios procedentes de acampamentos na Turquia, pois um total de 150.703 cruzaram nesse período as perigosas águas do mar Egeu para desembarcar nas ilhas gregas mais próximas.

Até 31 de março, chegaram a 18.357 os migrantes que chegaram à Itália neste ano vindos principalmente da Líbia, Eritreia, Sudão, Somália e outras nações africanas, mas se espera que com as recentes medidas para frear a rota grega, a cifra de pessoas que viajaram por essa via alternativa aumente nos próximos meses.

Um acordo entre a União Europeia (UE) e a Turquia permite deportar para esse último país todos os refugiados e migrantes recebidos na costa grega a partir de 20 de março, o que, segundo relatórios oficiais, reduziu as cifras em 70% durante sua primeira semana em vigor, com um total de 1.578 entradas.

No entanto, por esses dia chegaram a território italiano por mar 3.421 pessoas, o que indica que esse país começa já a deslocar a Grécia como primeiro destino, agrega a fonte.

De acordo com o relatório, um total de 620 pessoas perderam a vida na travessia para a Europa, 366 delas em águas do mar Egeu enquanto tratavam de chegar a Grécia vindas da Turquia e outras 249 na rota para a costa italiana.

A OIM divulgou também a cifra de migrantes e refugiados que se encontram presos em vários países, impedidos por medidas de controle fronteiriço de avançar para seus destinos finais em outras nações europeias mais desenvolvidas. Destes, 56 mil permanecem na Grécia.

Também estão, segundo esses dados, cerca de 1.200 na Macedônia, uma quantia similar na Hungria, mais de mil na Sérvia e centenas na Eslovênia, Croácia e Bulgária.

A UE anunciou recentemente que a partir de 4 de abril aumentará a devolução de migrantes irregulares da Grécia para a Turquia.

Nesse contexto, crescem as críticas daqueles que propõem que o disposto nesse pacto vai contra o previsto na Convenção Europeia de Direitos Humanos e outros regulamentos dada a possibilidade, entre outras violações, de deportações coletivas forçadas de refugiados a um destino inseguro.

Foto: Fotomovimiento


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.