1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

P3110052Portugal - Diário Liberdade - [Fotos de Luis Nunes] Cerca de 300 camiões de suinicultores e suinicultoras deslocaram-se hoje para Lisboa de todos os pontos do país para protestarem em frente ao Ministério da Agricultura, em defesa de um setor que está à beira do colapso.


Setor promete continuar protestos

Victor Menino, presidente da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores (FPAS), sublinhou que o setor da suinicultura demonstrou união, coesão e determinação para atingir o objetivo que é "servir o país, os trabalhadores e todos aqueles que dependem deste setor". Dependem deste setor cerca de 200 mil portugueses e portuguesas, segundo explicou Menino, que têm dificultadas as suas possibilidades de trabalho. As e os suinicultores começaram a desmobilizaram a manifestação às 22h00, mas a luta pelo setor vai continuar, segundo avisaram.

O Ministério da Agricultura do governo chefiado pelo PS com apoio de BE e PCP não quis receber os representantes do setor da suinicultura. Para Menino isso é indica que "não são importantes para o governo, nem para o país". O Ministério protagonizou ainda uma manobra de diversão, ao assegurar que Ministro Capoulas  Santos receberia as e os manifestantes, mas os únicos que receberam o coletivo foram os agentes policiais da PSP, que agiram contra eles em resposta a um alegado intento de invasão. 

Do Ministério defenderam-se argumentando que "o governo não têm possibilidade de estabelecer os preços e é um problema de mercado que resulta do excesso de oferta, e o excesso de oferta tem um conjunto de causas, algumas delas eminentemente políticas". E, em verdade, o desmonte dos setores produtivos primários dos países da periferia europeia acontece por toda parte. Como exemplo, o paradigmático caso do setor do leite na vizinha Galiza, que também vive permanentes mobilizações por essa causa.

Galeria fotográfica

Fotos de Luís Nunes. Se não visualiza a galeria abaixo destas linhas, click aqui para ver em janela separada.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.