1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Bilbo1907 presoen aldeko manifestazioaEuskal Herria - ASEH - Cerca de 20 mil pessoas (de acordo com o jornal Gara) manifestaram-se hoje na capital biscainha para exigir o repatriamento dos presos. Com o lema «Amnistiaren norabidean, preso eta iheslariak etxera» [no caminho da amnistia, os presos e os refugiados para casa], a mobilização foi promovida por ex-presos e refugiados.


Centenas destes antigos presos e refugiados bascos participaram na manifestação de hoje, seguindo à frente e levando a faixa. Arnaldo Otegi e o secretário-geral do Sortu estiveram presentes, bem como uma representação significativa do EH Bildu e do sindicato LAB.

Ao longo da mobilização, que ligou La Casilla à Câmara Municipal, ouviram-se palavras de ordem como «Euskal presoak etxera» [os presos bascos para casa], «Hemen gaude presoen alde» [aqui estamos pelos presos] e «Presoak kalera, amnistia osoa» [os presos para a rua, amnistia total].

Antes de se iniciar a marcha, Juan Mari Olano e Antton López Ruiz, Kubati, realizaram declarações em nome dos convocantes, sublinhando a necessidade de que a questão dos presos e refugiados faça parte da agenda política.

Mostraram-se dispostos «a promover a reconciliação num contexto adequado, em que os presos e refugiados têm de regressar a casa», e sublinharam a necessidade de reforçar o envolvimento da sociedade nesse processo de repatriamento - ideia em que Olano insistiu na intervenção que fez no final da mobilização. Outra foi o apoio ao EPPK (Colectivo de Presos Políticos Bascos) e às suas decisões.

O acto final teve lugar junto à Câmara Municipal de Bilbau, em que participaram os bertsolaris Xabier Arriaga, Txiplas, e Xabier Amuriza. Por seu lado, Begoña Uzkudun e Oihana Garmendia leram mensagens enviadas das prisões de Córdova, A Lama e Teruel por Ana Belen Egues, Josetxo Arizkuren e Asier Ormazabal.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.