1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

180316 moePortugal - Jornal Mudar de Vida - A direita e o patronato em coro não desistem de fazer a vida negra ao governo de Costa. Primeiro, foi a tentativa, com Cavaco, de não o empossar. Depois, a acusação de não ter legitimidade política.


De seguida, a aposta de que a aliança parlamentar ia falhar. Mais tarde, a esperança no chumbo do Orçamento pelo Eurogrupo.

Este rogar de pragas prossegue agora na “previsão” de que a devolução de vencimentos, a subida do salário mínimo, etc. são o caminho do desastre económico — se não para já, lá mais para diante — e que paira no ar novo resgate.

Servem ao coro as críticas ao projecto do OE feitas pela UTAO e o CFP (entidades ditas independentes, mas que sempre apoiaram as medidas de austeridade), como servem os avisos em jeito de ameaça do senhor Schäuble.

O capital, que tinha em Passos Coelho o chefe de governo conveniente para proceder ao esmagamento das classes trabalhadoras — numa época, que se adivinha prolongada, de crise económica e de retrocesso — não admite afrouxamento na linha dos quatro anos passados. Vai portanto conspirar por todos os meios para revirar a situação actual — ou convertendo Costa à austeridade plena, ou fazendo cair o governo.

O seu maior aliado são as instâncias da própria UE que, mesmo não estando interessadas em provocar crises políticas desvantajosas, não deixarão de exercer todas as pressões possíveis para repor a “normalidade”, segundo o prisma da Alemanha e do Eurogrupo.

Para barrar caminho a este regresso ao passado não bastam à esquerda ganhos eleitorais acrescidos, como se viu no fracasso da “experiência grega”. É decisivo que a acção dos trabalhadores ganhe força e independência política na frente interna; e ganhe apoio prático e solidariedade organizada na frente internacional, a começar com os trabalhadores espanhóis e gregos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.