1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Sem títuloBrasil - Diário Liberdade - Em entrevista ao programa Debate Brasil, apresentado pelo economista Paulo Passarinho, o urbanista Carlos Vainer analisa a atual crise das grandes cidades brasileiras.


Para Vainer, que é professor da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), a cidade brasileira é o resultado de um processo histórico. Nascida na época da escravidão e transformada com o desenvolvimento do capitalismo brasileiro, durante o século XX, torna-se muito desigual.

Para poder continuar espalhando notícias como esta o Diário Liberdade precisa de dar de comer a um porquinho. Leia mais aqui e leve prémio!

Durante a época desenvolvimentista (anos 40, 50 e 60) e a ditadura (1964-1985) as cidades foram geridas de forma autoritária por suas elites, sempre a serviço dos interesses da especulação imobiliária e sem participação popular.

Com o fim da ditadura, no final dos anos 80, se abre a possibilidade histórica de mudar esse modelo de gerenciamento. De um lado, se coloca a necessidade de democratizar as gestões das cidades para servir aos interesses do povo. Do outro, se injeta a ideia de ter um tipo de cidade gerida a favor dos interesses do mercado, tendo o estado como patrocinador desse modelo, que acaba vitorioso.

Nos anos 90, com a vitória das forças neoliberais, o Brasil passa a ter um novo tipo de cidade: a "cidade-negócio".

A "cidade-negócio" bane a disputa política, criminaliza as classes populares, ignora os interesses de seus moradores e implanta a "democracia direta do capital". Porém, há resistências como se viu nas "Jornadas de Junho".

Assista a entrevista completa:


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.