1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

040311_sala_esperaCabo Verde - A Semana - O Hospital Agostinho Neto acumulou uma expressiva fila de espera durante esta quarta-feira, 2. Houve casos de pessoas que aguardaram nas dependências do hospital por mais de 12 horas à espera de atendimento.


A médica Leila Rendall explicou que, em razão do alto número de atendimentos de urgência, os casos não prioritários tiveram de esperar mais do que o habitual: "Somente hoje atendi 4 casos de urgência no período da noite. Um deles infelizmente não resistiu e faleceu em decorrência de uma anemia crónica", conclui Rendall.

 

Os pacientes queixavam-se, todavia, do escasso número de médicos responsáveis pelo atendimento. Luís de Pina Andrade, 30, aguardou das 8h às 22h na fila para ser atendido por causa de uma fratura no pulso. Para ele, o número de médicos disponíveis é bem inferior ao que o hospital deveria ter."Não posso simplesmente desistir de esperar. Meu pulso está quebrado. Eles é que deviam colocar mais médicos para nos atender", lamentou o trabalhador.

Verónica Carvalho estava à espera do atendimento do seu filho. Há mais de 3 horas na fila, a vendedeira, que mora na zona de São Domingos, sequer pôde retornar a casa. Sem dinheiro para o táxi, acabou por dormir nas próprias dependências do HAN.

O jovem Paulo João, de 23 anos, não resistiu ao quadro de anemia crónica. Ele veio a falecer na noite de ontem, no bloco de emergência do HAN.

De acordo Leila Rendall, dois médicos prestam serviço no banco de urgência do HAN no período diurno e outros 2 do período nocturno. Em casos de emergência, inevitavelmente, a equipa médica do banco tem que ser reforçada, pelo que o atendimento nos outros blocos acabam por ser mais lento.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.