1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

caboverdeCabo Verde - Diário Liberdade - Neste 1º de Maio, Dia Internacional da Classe Trabalhadora, centenas de pessoas marcharam pelas ruas da capital de Cabo Verde, Praia, reivindicando melhores condições de trabalho, mais emprego e mais direitos para as trabalhadoras e trabalhadores.


O ato foi convocado pela central sindical UNTC e teve adesão de outras entidades classistas para denunciar a alta taxa de desemprego, perda do poder de compra e os salários dos funcionários públicos que estão congelados desde 2011, entre outras reivindicações.

"As pessoas que estão aqui representam a classe trabalhadora do país. Todos os que não vieram, ou preferiram estar nas festas ou em passeios e almoços grátis podem ver aqui que a nossa luta é também por elas. Portanto o que nós queríamos era transmitir uma mensagem de insatisfação sobre o desemprego e a situação laboral em que vivemos e acredito plenamente que alcançamos o objectivo" declarou Júlio Ascensão Silva, secretário-geral da UNTC-CS.

Ele afirmou também que as perspectivas dos trabalhadores e trabalhadoras cabo-verdianos para os próximos anos não são animadoras, mas garantiu que os próximos atos de 1º de Maio se expandirão para além da Ilha de Santiago, onde fica a capital Praia.

"Nós queremos que [esse dia de mobilização] se enquadre na história do sindicalismo a nível mundial, uma vez que é um dia de luta, de reflexão e de homenagem àqueles que perderam a vida em prol da redução do horário e da melhoria das condições de trabalho, da melhoria e do direito a férias, entre outros direitos sociais", esclareceu à imprensa.

O presidente do Sindicato de Indústria, Agricultura, Comércio, Serviço e Afins (SIACS), Gilberto Lima, acredita que existe no país uma tensão social devido aos incumprimentos das leis trabalhistas em nível de educação, segurança e saúde. Criticou também o governo por não ter criado postos de trabalho para os jovens. Ele aconselha à redução da taxa de eletricidade e água, melhora no setor da saúde e aposta na segurança para que a vida da classe trabalhadora seja melhorada, segundo declarou à Inforpress.

As entidades de representação da classe trabalhadora cabo-verdiana ameaçam com uma greve geral caso o governo não atenda às suas reivindicações.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.