1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

avnVenezuela - Prensa Latina - Militantes de formações venezuelanas de esquerda realizam hoje um Congresso Econômico de Pensamento Socialista para o Modelo Produtivo, orientado pelo presidente da República, Nicolás Maduro, para fortalecer a Revolução Bolivariana.


Foto: AVN

No encontro, organizado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), os delegados analisarão vias para melhorar os sistemas nacionais de produção e distribuição, sempre sobre a base de uma economia justa.

Segundo Maduro, também presidente do PSUV, a Revolução Bolivariana deve ser capaz de sair do modelo rentista petroleiro e de comercialização de matérias-primas.

Leia também:

Venezuela: Movimento bolivariano avança com o novo Parlamento Nacional Comunal

Após vitória da direita, burguesia venezuelana exige o fim das leis populares

Venezuela: Após direita vencer eleições, produtos escondidos aparecem nos supermercados

Para o chefe de Estado, a recuperação das forças de esquerda após o revés eleitoral sofrido há 10 dias nas eleições legislativas passa necessariamente pela reformulação e aperfeiçoamento econômico.

De acordo com vários especialistas, em 2016 continuarão as estratégias que deram a vitória à direita nas parlamentares, como a escassez induzida, a acumulação e a especulação com os preços de produtos de primeira necessidade.

Essas táticas perdurarão enquanto a Federação de Câmaras e Associações de Comércio e Produção da Venezuela e outros círculos ligados à oposição não considerarem contempladas suas exigências, disse o economista Luis Matos ao diário Correo del Orinoco.

Os preços mostrarão uma aparente moderação, mas compensada para eles com possíveis rebaixamentos salariais, reduções de encargos e demissões, acrescentou.

Por sua vez, o professor da Universidade Bolivariana da Venezuela Alexander Acosta estimou que o panorama econômico venezuelano durante 2016 não se diferenciará muito do atual.

Depois da instalação da nova Assembleia Nacional (5 de janeiro), a direita acusará o Governo de entorpecer as políticas dos novos parlamentares, considerou.

Acosta prevê que o desabastecimento e a inflação se manterão até que a oposição consiga convocar um referendo revogatório contra o presidente Maduro.

Víctor Álvarez, pesquisador do Centro Internacional Miranda, assinalou que esse plano para substituir o chefe de Estado desgastará ainda mais o país e forçará o Governo a se focar em manter o poder no lugar de trabalhar em medidas necessárias para reverter a situação econômica adversa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.