1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

301115 tahirCurdistám - Opera Mundi - Tahir Elci, conhecido por sua atuação em prol dos direitos humanos no país, foi morto em ato público em que pedia o fim da violência entre curdos e forças turcas


Milhares de pessoas participaram do funeral do advogado pró-curdo e ativista pelos direitos humanos Tahir Elci, assassinado neste sábado (28/11) na cidade de Diyarbakir, no sudeste da Turquia.

Elci, conhecido internacionalmente por sua atuação em prol dos curdos e dos direitos humanos na Turquia, foi morto a tiros enquanto dava uma entrevista coletiva em conjunto com outros ativistas pedindo o fim da violência entre curdos e forças do governo turco. Dois policiais e pelo menos quatro pessoas ficaram feridas na troca de tiros entre a polícia e o assassino, que ainda não foi capturado.

A morte de Elci motivou protestos em várias cidades da Turquia, em que manifestantes alegavam que o governo de Recep Erdogan, presidente turco, era o responsável pelo assassinato. Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Istambul, Ancara, Izmir e Diyarbakir, e um toque de recolher foi imposto no distrito em que Elci foi assassinado.

Durante o funeral público, seu caixão, envolto pela bandeira do Curdistão, foi carregado pela multidão pelas ruas de Diyarbakir, a principal cidade da região predominantemente curda na Turquia.

Apoiadores do governo turco culpam o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) pelo ataque, enquanto oponentes do governo culpam nacionalistas turcos e afirmam que o assassinato de Elci foi premeditado.

Elci passou a receber ameaças de morte após ter declarado que o PKK não é uma organização terrorista, como é considerado pela Turquia e pela OTAN, mas sim mas uma guerrilha com fins políticos. Por esta declaração, ele foi preso e indiciado por “propaganda terrorista” em outubro.

A violência entre guerrilheiros curdos e forças turcas reacendeu-se em julho deste ano com o fim do cessar-fogo entre os dois lados. Centenas de pessoas foram mortas desde então, em confrontos diretos e em ataques terroristas contra alvos civis alimentados pela tensão entre os dois extremos políticos no país. Entre estes está a explosão de uma bomba em uma manifestação em Ancara, o mais grave atentado na história do país, que deixou mais de 100 mortos em outubro.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou no sábado que os assassinos de Elci serão levados à Justiça. Já Erdogan afirmou estar “triste” pela morte de Elci. “Este incidente mostra que a Turquia está certa em sua determinação contra o terrorismo”, disse o presidente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.