1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

280111_chuvasMoçambique - Jornal de Notícias - A contínua ocorrência de chuvas intensas em alguns países da região, nomeadamente Zâmbia, Malawi, Angola e Zimbabwe, a montante das principais bacias hidrográficas, poderá contribuir para o agravamento da situação das inundações no país, onde os rios mais importantes apresentam níveis acima do alerta, como é o caso do Maputo, Limpopo, Save, Púnguè e Zambeze.


Como resultado, todas as principais albufeiras nacionais registam incremento de afluências de água, com excepção à dos Pequenos Libombos, que apresenta uma redução gradual.

 

Como forma de aumentar a capacidade de encaixe, segundo a Direcção Nacional de Águas, na bacia do Zambeze a barragem de Cahora Bassa continua a efectuar descargas na ordem de 3600 metros cúbicos por segundo, o que resulta das descargas de Kariba, na Zâmbia, enquanto no Limpopo a barragem de Massingir incrementou de 50 metros cúbicos por segundo para 900 metros na quarta e para 1150 a partir de ontem.

A ocorrência de precipitação intensa naqueles países é confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Segundo dados avançados pelo chefe substituto do Departamento de Análise e Previsão do Tempo, Sérgio Buque, no território nacional também deverão continuar a ocorrer chuvas em regime moderado a forte no centro e norte (mais de 50 milímetros em 24 horas), afectando Manica, Sofala, Tete e ainda Nampula (Mongicual, Mogovolas, Angoche e Moma) e Zambézia (Pebane, Maganja da Costa, Namacura, Nicoadala e Quelimane). O extremo norte de Inhambane continua com chuvas fracas a moderadas.

Até à tarde de ontem (período de 24 horas) registou-se precipitação na bacia do Zambeze, em Caia, com 41 milímetros, Manje com 39.7, Guro com 34.2, Tsangano com 25.1, Vila Mualazi com 20.2. Na bacia do Incomáti, em Magude, com 18.8, Búzi, em Goonda, com 24.3, e Dombe com 32.1.

Face à previsão de chuvas na região centro, prevê-se que a bacia do Zambeze continue acima do alerta e com tendência dos níveis hidrométricos subirem significativamente em Mutarara, Caia e Marromeu. O Púnguè, em Mafambisse, e Búzi, em Goonda, poderá continuar a registar subida do nível hidrométrico. As bacias do Limpopo e Incomáti poderão continuar acima do alerta, sendo que a tendência será de baixar em Combomune e Chókwè (bacia do Limpopo) e será estacionária em Magude (bacia do Incomáti).

O batelão que faz a ligação entre as duas margens do rio Búzi, no distrito do mesmo nome, em Sofala, concretamente entre a localidade de Grudja e o povoado de Munamicua, na localidade de Bandua, encontra-se imobilizado devido à subida dos níveis daquele curso de água.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.