1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180210_eh2.jpgBruno Carvalho (para o DL) - No âmbito da Semana de Solidariedade com o País Basco, juntaram-se mais de três dezenas de pessoas para debater a situação que vive o povo de Euskal Herria. 


No Clube Estefânia, em Lisboa, também estiveram presentes vários jornalistas que tiveram a oportunidade de ouvir a outra parte do conflito.

Na mesa do debate, um activista da Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH) fez um resumo dos objectivos da organização, referiu as conclusões do debate da esquerda independentista e anunciou a recolha de mais de 500 assinaturas contra a extradição dos dois independentistas bascos presos em Portugal.

Também na mesa, Rui Pereira, jornalista e escritor, começou por dizer que a pretensão de se querer um Estado é democrática e que nenhum dos Estado português, francês e espanhol se constituiu sem violência. Durante a sua exposição, criticou profundamente os media portugueses e desconstruiu parte das mentiras que se têm divulgado.

180210_eh.jpgPor sua vez, a advogada basca Edurne Iriondo explicou que as leis e tribunais espanhóis são instrumentos de repressão do Estado. Disse ainda que se pode ser considerado terrorista sem sequer se participar em qualquer acto de violência. Depois descreveu todo o processo repressivo como a incomunicação, a dispersão, o papel do tribunal de excepção Audiência Nacional e a sua subordinação ao poder político.

No fim, teve a palavra Gaizka Larrinaga, um ex-preso político, que descreveu como foi detido e torturado, com outros companheiros, em 2004. Explicou todo o processo de detenção e como este foi planificado para coincidir com o lançamento da Proposta de Anoeta. Também contou sobre os meandros dos processos judiciais e como, apesar das denúncias de tortura, não houve qualquer atenção dos juízes.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.