1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Pedro Monterroso

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

O diabo revisitado

Podemos entrar?

Pedro Monterroso - Publicado: Segunda, 18 Janeiro 2016 11:25

Com a chegada do Podemos ao parlamento espanhol, espalhou-se pela rede uma foto que me assombrou. Em Espanha, o futuro invadiu o passado, chegado numa qualquer máquina do tempo, com 69 (número perverso e indigente) novos deputados a uma casa velha, de velhos e extemporâneos costumes. Se há uma imagem que marina no meu pensamento, e de qualquer pessoa que teve o prejuízo de ser diferente em qualquer altura da vida, é o de uma velha qualquer, que apelidarei de País Profundo com olhar desaprovador, enfatizado com um sinal da cruz, aquando da aparição de um jovem extravagante com roupas pretas, ou rotas, ou coloridas, ou sei lá eu o quê, e cabelos desgrenhados que não lembram nenhum menino do coro lá da igreja da paróquia.


A tal velha transfigura-se em muitas caras e, na semana passada, ela era Mariano Rajoy, o presidente do governo espanhol que, com um olhar congelado pela lente de uma máquina fotográfica, desaprovava a chegada de um jovem deputado do triunfante e novo partido ao parlamento do tal país. O jovem com rastas, o deputado canário Alberto Rodriguez, passava pela desaprovação do chefe de estado.

albertordgzmarianorajoiÀs vezes pensamos que esses velhos olhares já não existem existem nas cidades, seja por estarmos desatentos, seja porque estamos numa zona de conforto mas, o facto, é que lá, como cá, estão vivos e desesperados, porque são eles que nos vigiam as regras. Além disso, estão habituados ao “quem está mal se mude” e, outro facto é que, nós jovens, acabamos todos por emigrar para o(s) centro(s) do império, onde podemos trabalhar.

A fotografia tem esse poder, o de congelar o mundo hiperreal, da hiper-informação que nos distrai e que é narrada à velocidade da luz. Vale, no entanto, a pena por vezes parar. E se parares, escuta e olha. O olhar do presidente Rajoy extrapola a dimensão do grotesco, do medo do povo real e muito pouco Real. Se às vezes julgamos que vivemos em democracia, pensemos que esta não é feita de cruzes postas em boletins de uns quantos em quantos anos. É uma utopia, um caminho, ela não existe. E a pequena e ultramontana Espanha assusta-se com as novas faces dos que o povo elege. Com a eventualidade de ela ser construída.

Não me interessa fazer aqui nenhuma discussão partidária, interessa-me só a reflexão do que observei nesta imagem. Não acredito no Podemos (mas isso seria um outro texto) mas, se alguma coisa este tem, é mostrar que é plural e mais inteiro que outros como o PP e o PSOE que estão efetivamente partidos e repartidos em fatias feudais pelos senhores de bem, de fatos cinzentos e outros senhores burgueses que em coro sustentam hoje o parlamento espanhol. Só as esquerdas comportam o mosaico social do qual as sociedades são feitas: mulheres e homens de rastas ou sem elas, gordos, deficientes, pretos, amarelos e até cinzentos.

Aqui não é Espanha mas, por contágio, também é Espanha, é França, é Alemanha e o resto do mundo e a velha desaprovadora, o País Profundo, que na semana passada Rajoy personificava, está sempre atenta para nos condenar, ao povo, à margem social. Mas não é que eles hoje, aos poucos, estão a ocupar o parlamento?


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.