1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180211_chuvasAngola - Jornal de Angola - As intensas chuvas acompanhadas de ventos, que se abateram no início do ano sobre a província da Lunda-Norte, destruíram 532 casas, deixando sem abrigo igual número de famílias, informou na terça-feira no Dundo, o porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.


Segundo Francisco André Viana, a área mais afectada foi o município de Caungula, onde no início do mês de Janeiro as intensas chuvas destruíram 463 residências naquela circunscrição municipal, que fica a mais de 800 quilómetros da sede provincial.

 

Além do Caungula, no município do Chitato 63 famílias ficaram também ao relento em consequência das enxurradas que se abateram nos finais do mês de Janeiro.

Devido à falta de meios dos Serviços provinciais de Protecção Civil e Bombeiros, o governo provincial, em coordenação com as estruturas centrais, está a empenhar-se no sentido de garantir o apoio necessário às famílias sinistradas, com tendas e bens alimentares.

No entanto, até Julho, são admitidos, na Lunda-Norte, 759 professores, revelou, na segunda-feira, no Dundo, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Grande parte destes professores, disse Luís Kitamba, vão leccionar nos municípios e comunas do interior da província, onde a falta de docentes é mais notória.

A admissão destes professores, afirmou, permite maior cobertura das actividades educativas, tendo em conta o aumento de número de salas nas várias localidades, fruto do investimento do governo provincial, que tem como objectivo reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino.

Luís Kitamba referiu que vai ser dada prioridade aos jovens recém formados nos institutos médios de formação de professores dos municípios Chitato, Cambulo, Lucapa e Cuango.

"Alguns têm o sector da educação como segundo emprego e não queremos que isso aconteça", afirmou, frisando que há necessidade dos candidatos se assumirem como profissionais dispostos a transmitir melhor os conhecimentos e a contribuírem para o desenvolvimento do sistema de ensino na região.

A Lunda-Sul tem 3.160 professores, 209 escolas nos três subsistemas de ensino geral e 178. 229 alunos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.