1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

3821419Rússia - Sputnik News - [Mikhail Klimentiev] A Rússia tomou uma decisão estratégica ao anunciar a retirada das suas forças da Síria, nisso coincidem vários cientistas políticos.


Foto de Pátria Latina

A respectiva decisão foi anunciada ontem (14) pelo presidente russo, Vladimir Putin. Ele afirmou que "a tarefa colocada ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas russas na República Árabe Síria está de um modo geral cumprida".

O presidente reiterou também que a participação russa ajudou a iniciar o processo de paz na Síria.

A Rússia enviou a sua aviação à Síria em 30 de setembro de 2015, respondendo a um pedido do governo de Bashar Assad, presidente sírio, que queria ajuda russa no combate ao Daesh, Frente al-Nusra e outros grupos terroristas que atuam no país, assolado por uma guerra civil desde 2011. Os aviões ficaram estacionados na base aérea de Hmeymim, na província de Latakia.

Reações

Para o especialista em Oriente Médio e redator-chefe da agência de notícias iraniana MehrNews, Hassan Hanizadeh, a retirada das forças não quer dizer que a Rússia esteja abandonando o combate ao Daesh.

"Claro que a luta contra o terrorismo não termina aqui. A Rússia considera que é sua obrigação continuar a luta contra o terrorismo na região, em cooperação com os seus aliados", afirma.

Outro especialista iraniano, Mohammad Ali Mohtado, pesquisador do Instituto Iraniano de Pesquisa Estratégica do Oriente Médio, diz que "esta decisão súbita da Rússia é muito difícil de compreender para muitos".

Já um especialista russo, Anton Khaschenko, declara que a decisão russa mostra a sua independência dos EUA, principal "solucionador de problemas" mundial.

"Era muito vantajoso criticar a Rússia, que combate o terrorismo internacional, acusá-la de todos os pecados mortais, de notícias fabricadas sobre vítimas civis e acusações da crise migratória europeia. E agora resulta que a Rússia, que só entrou por um período curto, conseguiu fazer o trabalho que a coalizão internacional não conseguia fazer em anos", diz.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.