1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

luciana.genroBrasil - Diário Liberdade - Nesta terça-feira (15), o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) completa 10 anos de existência, desde a sua obtenção do registro definitivo na Justiça Eleitoral, em 15 de setembro de 2005.


Foto: Reprodução/Facebook Luciana Genro.

Em entrevista ao Diário Liberdade, a ex-candidata do PSOL à presidência da República em 2014, Luciana Genro, faz um balanço dos dez anos do partido e seus desafios para o futuro.

“O PSOL nasceu para ser uma superação dessa esquerda que fica dentro dos marcos do sistema, simbolizada pelo PT”, diz. “O nosso desafio é conseguir constituir um terceiro campo na política nacional, não nos associar a essa esquerda tradicional representada pelo PT e muito menos com a direita, que lute por uma mudança estrutural, econômica e política”, completa.

Leia também:

Milton Temer: Nascimento do PSOL – Parece que foi ontem

10 anos do PSOL: comemorações em Brasília

Juliano Medeiros: Por uma história do PSOL

Para ela, “isso só será feito com uma grande Assembleia Popular Constituinte” que só será conquistada a partir de um novo Junho, com uma frente unitária de movimentos sociais para poder desenvolver as lutas e um processo de mudanças. “Na luta social, a gente tem que construir unidade independente das divergências”, afirma.

“O Brasil precisa de uma revolução, na estrutura tributária, econômica e política” e o PSOL precisa buscar protagonizar esse processo de transformação estrutural, segundo Luciana Genro.

Ela ainda fala sobre as eleições de 2014, “o grande momento que o PSOL viveu”, a tentativa de calarem o PSOL nos debates de TV, o desgaste do sistema político tradicional e lamenta as críticas que seu partido sofre por outros partidos da esquerda.

Assista a entrevista:


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.