1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

24749342443 564597feb5 zPortugal - Diário Liberdade - Foi no dia 2 de março apresentado na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, o projecto  "Mais do que Números", cujo alvo é avançar no alívio da situação das pessoas migrantes na Europa.


Foto de Jörgen Dehlbom / DL - Polícia entra no acampamento de refugiados de Calais (França) junto com as equipes encarregadas de destruir o acampamento. Bombas de gás lacrimogêneo e detenções estão sendo realizadas.

No atual quadro de fluxos migratórios, e atendendo ao crescimento quer do número de migrantes, requerentes de asilo e refugiados, quer dos problemas de discriminação, xenofobia e racismo, torna-se essencial sensibilizar e estimular a compreensão e o entendimento das sociedades de acolhimento relativamente a estes fenómenos, como forma de respeitar e promover a diversidade.

É neste contexto preciso que se enquadra o projeto Mais do que Números, que procura reforçar o conhecimento sobre a migração e asilo na União Europeia, promover o conhecimento informado e estimular o debate e a discussão quer entre professores e educadores, quer entre alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.

Os materiais educativos produzidos no âmbito deste projeto são da responsabilidade da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). A versão portuguesa revista e adaptada, que agora se promove, foi possível graças ao trabalho conjunto do Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) e da Direção-Geral da Educação (DGE), do Ministério da Educação.

Contrastam com estes projetos alegadamente integradores em que participa o governo português as outras "políticas" executadas inclusive através da polícia, alvo de denúncias de racismo por organismos internacionais, e que são a expressão local das mesmas que se aplicam em todo o resto da Europa, como as que documentávamos recentemente em Calais (França).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.