1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

291215 ninoAmérica Latina - Esquerda - A devastação provocada pelas cheias que estão a afetar o Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai já provocou 150 mil desalojados e a perda de muitas colheitas. A catástrofe está relacionada com o El Niño e deixará milhares de pessoas dependentes de ajuda alimentar.


De acordo com informações divulgadas pelas autoridades, o temporal que se abateu sobre o Paraguai, Argentina e o Brasil obrigou as autoridades a retirar milhares de pessoas das suas casas e causou a morte de pelo menos seis pessoas.

No Paraguai, cerca de 130 mil pessoas foram alojadas em abrigos tendo sido declarado o estado de emergência, enquanto no Brasil a presidente Dilma Rousseff anunciou um verba de 6,6 milhões de reias (cerca de 1, 5 milhões de euros) para ajudar as populações vítimas da da intempérie que se abateu sobre o sul do país.

Por seu turno, na Argentina, cerca de 20 mil pessoas forma obrigadas a abandonar a suas casas e há registo de 5 mortos em diferentes zonas do país

O mau tempo não se circunscreveu, no entanto, a estas regiões uma vez na última semana alastrou a quase todos os continentes, desde o Alabama, no estado norte americano do Texas, até ao Reino Unido e às Filipinas.

El Niño é o mais forte dos últimos 15 anos

No passado mês de novembro, um relatório da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), referiu que, em 2015, o planeta sofreu de forma intensa, os efeitos do mais forte El Ninõ que se deve estender até à próxima primavera.

Nesse relatório, esta agência das Nações Unidas alertou para as consequências a médio prazo das cheias, secas, tempestades e outros fenómenos que poderão causar calamidades nos países mais vulneráveis da América do sul, África e Ásia arrastando consigo um conjunto de doenças como o dengue, cólera e malária.

Para Michel Jarraud, secretário geral da OMM as secas severas e cheias devastadoras que vão ocorrer nas regiões tropicais terão a marca do El Niño, que ó mais forte dos últimos 15 anos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.