1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Irunea 1922Askatasun plazaEuskal Herria - ASEH - Onde existia a Plaza Conde de Rodezno, na capital navarra, surgiu a Plaza de la Libertad-Askatasun Plaza.


Funcionários municipais procederam à mudança, por iniciativa da Câmara Municipal de Pamplona, no meio de aplausos e sorrisos de familiares de fuzilados e de representantes de associações de memória histórica.

Depois de retirada a placa que honrava o ministro da Justiça do primeiro Governo de Franco, sob cujo mandato foram mortas mais de 50 mil pessoas, o presidente da Câmara, Joseba Asiron, recolheu-a e dirigiu-se a um atril, de onde defendeu que a eliminação deste nome franquista «era uma dívida para com o povo de Iruñea».

A batalha pela retirada deste nome da toponímia iruindarra foi bastante longa. Durante a governação de Yolanda Barcina, várias plataformas exigiram que se pusesse fim à exaltação da figura de Tomás Domínguez de Arévalo, ministro franquista nomeado em plena guerra, por violar a Lei da Memória Histórica. Não obstante, a UPN esquivou-se à aplicação dessa lei afirmando que o nome da praça fazia menção ao título (Conde de Rodezno) e não à personagem histórica.

Entre a centena de pessoas que se concentraram para assistir ao acto encontrava-se Josefina Lamberto, irmã de Maravillas Lamberto, «a florzita de Larraga», que foi violada e assassinada pelos fascistas em Agosto de 1936.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.