1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

7947245842 9722af2bb6 zDiário Liberdade - [Jean Alves] O passado é repleto de história, vivência e contradições para serem analisadas, seja o individual de um ser ou geral. Apesar disso, o passado aparece no senso comum de forma extremamente superficial ou inexistente. Inexistente em grande escala, pois as pessoas costumam falar do passado rotineiro e individual e não do passado histórico e geral.


Foto de Naíra Teixeira Dias (CC by/2.0/) - Passado.

No Ritmo da Lua

Não por acaso, os que sempre tiveram e tem até hoje a posse do conhecimento do passado, trataram de destruí-lo ou afastá-lo das grandes massas. Hoje tão embrutecidas que o conhecimento do passado perto delas é inofensivo. Fizeram e fazem isso, pois perceberam que o passado é uma fonte de conhecimento que pode ser de um poder insano. E como sua missão conservadora de classe dominante é tudo o que eles abominam, pois pode causar dinâmica, movimento e desenvolvimento das massas e eles querem o contrário, o imutável, estático, passivo. O problema é que isso é contagioso (Globalização do pensamento neoliberal), esse comodismo atinge até as pessoas em movimento que não conseguem analisar e filtrar o passado para aprender com ele e autocriticar-se. Isso faz com que, ela pare no tempo e não evolua mais, não se movimente mais. Então, seus músculos vão atrofiando por falta de mobilidade e a pessoa perde a capacidade de movimentar suas idéias. Ou ela se perde e só anda em círculos com a ilusão de estar em um grande pampa a correr livre.

Necessitamos reaprender a ver e analisar o passado para termos mobilidade e não deixarmos nossos músculos atrofiarem no presente. Andar em círculos ou não andar parece seguro e confortável. Mas, para descobrir a nós mesmas, o verdadeiro eu, numa sociedade de espíritos vazios e vagantes, temos que explorar o pampa ao nosso redor e a nós mesmas para ter a independência e o controle de nossa própria vida.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.